Técnicos da Águas do Algarve visitam protótipo de biopolímero na ETAR de Faro/Olhão | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Técnicos da Águas do Algarve visitam protótipo de biopolímero na ETAR de Faro/Olhão

 

Foi realizada dia 6 de fevereiro a terceira sessão de divulgação e partilha de conhecimento do projeto Water-Mining na ETAR de Faro/Olhão, onde participaram técnicos da Águas do Algarve (AdA). Após apresentação do projeto foi feita a visita ao protótipo onde se produz um biopolímero a partir de lamas em excesso, do processo de lamas aeróbias granulares NEREDA®, seguida de uma visita à ETAR de Faro/Olhão.

A AdA participa no projeto WATER MINING “Next generation water-smart management systems: large scale demonstrations for a circular economy and society”, iniciado em setembro 2020 e tem uma duração de quatro anos, sendo financiado pelo programa europeu de inovação e investigação Horizonte 2020 (watermining.eu/).

A participação da empresa visa desenvolver e testar uma instalação à escala protótipo na ETAR de Faro/Olhão, que envolve a extração e produção de substâncias poliméricas extracelulares (EPS), a partir das lamas aeróbias granulares produzidas no sistema NEREDA®, sendo um processo circular e escalável. Estas substâncias têm várias aplicações, designadamente a nível do setor agrícola devido às suas propriedades bioestimulantes de crescimento das culturas e de retenção da humidade.