Visita 360° ETAR da Companheira | Águas do Algarve

Visita 360° ETAR da Companheira


 

A ETAR da Companheira localiza-se a nordeste da cidade de Portimão, no sítio do Bom Retiro – Companheira, na margem direita da ribeira da Boina e a sul da EN125.

A água residual a tratar na ETAR da Companheira é proveniente do sistema intercetor de Portimão, constituído por um eixo central, que integra um coletor gravítico, em túnel, com quase 10 km de extensão e um diâmetro exterior de 1500 mm, na zona terminal de ligação à ETAR. Na sua totalidade o sistema intercetor, em alta, tem 79 km e integra 30 estações elevatórias.

As afluências a este coletor central (gravíticas e elevatórias) são provenientes dos aglomerados urbanos do concelho de Portimão, Ferragudo e Parchal, no concelho de Lagoa e Brejão, Caldas de Monchique e Monchique, do concelho de Monchique.

O efluente tratado é descarregado na ribeira de Boina, afluente do rio Arade, em zona já integrada no estuário do rio Arade. Na área de influência da descarga do efluente final da ETAR, identificam-se como principais usos do meio hídrico recetor, as atividades balnear e conquícola. O normativo estabelecido para as características a que o efluente tratado deve obedecer, teve em conta as características do meio recetor e as atividades atrás referidas. Assim, foi adotado um nível de tratamento superior ao secundário, com a inclusão da etapa de desinfeção.

A instalação está dimensionada para tratar um caudal de 32.061 m3/dia, correspondente a uma população total equivalente a 140.092 habitantes, estimada para o ano horizonte de 2037.

 

Faça aqui a visita virtual 360° à ETAR da Companheira