Dicas úteis para reduzir o desperdício | Águas do Algarve

Dicas úteis para reduzir o desperdício

 

REDUZA O DESPERDÍCIO de ÁGUA

O desperdício de água é um dos maiores problemas do mundo atual. Em Portugal, cerca de 3 100 milhões de m3 de água são desperdiçados por ano, o que corresponde a 41% da procura total deste bem essencial. 

Assim, parece inequívoca a importância e a valorização deste recurso, essencial para a nossa sobrevivência. Fazer uma boa gestão da água, é de suma importância para a preservação de um futuro sustentável, além de resultar, no mediato, numa economia monetária na conta da água.

Confira em baixo 10 maneiras fáceis de reduzir o desperdício.

 

 


 

1) CHUVEIRO
Consumo: Um chuveiro gasta entre 6 a 25 litros por minuto, conforme o modelo e a pressão da água. Um duche de 15 minutos, com a torneira meio aberta, gasta cerca de 240 litros.

Economia: Se fechar a torneira enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do duche para 5 minutos diminui o consumo para cerca de 80 litros. Um chuveiro com sistema redutor de caudal pode economizar 80 porcento.

 

2) BANHEIRA
Consumo: As banheiras têm uma capacidade média entre 150 a 200 litros. Encher a banheira para um banho de imersão, equivale a um duche de 15 a 20 minutos.

Economia: Uma forma de economizar é encher até metade ou menos mantendo a mesma água durante o banho.

 

3) LAVATÓRIO DA CASA DE BANHO
Consumo: As torneiras dos lavatórios jorram cerca de 9 litros por minuto. Um consumo de 12 litros por dia (4 lavagens de 20 segundos). Ao escovar os dentes durante 5 minutos com água a correr, gasta, em média 45 litros de água!

Economia: Lavar os dentes, usando um copo com água e a torneira fechada reduz o desperdício. Se colocar uma tampa no lavatório ao fazer a barba, gasta apenas 2 litros de água.

 

4) AUTOCLISMO
Consumo: Um terço da água que se gasta em casa é proveniente das descargas do autoclismo: 10 litros de água são consumidos cada vez que o autoclismo funciona.

Economia: Se colocar uma garrafa de 1,51 dentro do depósito, a capacidade diminui. O consumo de água reduz para 8,5 litros por disparo. Outra solução é escolher um autoclismo de duplo depósito, de uso mais racional.

 

5) LAVA-LOUÇA
Consumo: Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos representa um consumo de cerca de 100 litros de água.

Economia: Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará a economizar cerca de 100 litros de água!

 

6) MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA
Consumo: Uma máquina de lavar com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta cerca de 40 litros.

Economia: Utilize a máquina de lavar louça apenas quando estiver cheia.

 

7) MÁQUINA DE LAVAR ROUPA
Consumo: As máquinas de lavar roupa, sem dúvida imprescindíveis, para além de muita energia, consomem muita água (aproximadamente 100 litros por lavagem).

Economia: Convém enchê-las bem, e no caso de não haver roupa que chegue para uma carga completa escolher o programa de “meia carga”, que será suficiente.

 

8) TANQUE
Consumo: Uma lavagem com a torneira meio aberta pode significar um consumo superior aos 200 litros em 15 minutos.

Economia: Deixe as roupas de molho e use a mesma água para lavar e ensaboar.

 

9) MANGUEIRA
Consumo: São necessários cerca de 230 litros para lavar um carro e aproximadamente 260 para regar um jardim durante 15 minutos.

Economia: Quando decidir lavar o carro, faça-o com a ajuda de uma esponja e de um balde. Evite passar horas com a mangueira a correr. Regue o jardim ao fim do dia ou durante a noite.

 

10) PISCINA
Consumo:Perde até 3 800 litros de água por mês por evaporação, o que chega para abastecer uma família de 4 pessoas durante um ano e meio. (água potável).

Economia: se aplicar uma cobertura na piscina reduz a perda de água, por evaporação, em cerca de 90 por cento.

 


 

Para um futuro com água: Seja responsável, reduza o desperdício e USE APENAS A ÁGUA NECESSÁRIA, porque

DESPERDIÇAR HOJE, É FALTAR AMANHÃ