REDUZA O DESPERDÍCIO DA ÁGUA | Águas do Algarve

REDUZA O DESPERDÍCIO DA ÁGUA

Materiais da Campanha         Clipping        Dicas úteis para reduzir o desperdício

 

Reduza o desperdício de água

O desperdício de água é um dos maiores problemas do mundo atual. Em Portugal, cerca de 3 100 milhões de m3 de água são desperdiçados por ano, o que corresponde a 41% da procura total deste bem essencial.

O problema tem-se agravado nas últimas décadas e, nomeadamente no Algarve, regista-se já um risco concreto de escassez de água, fruto das alterações climáticas e da escassez de chuva na região, mas também do estilo de vida e dos hábitos de consumo da população que potenciam elevadas taxas de desperdício.

Para que a água não falte nas nossas torneiras num futuro mais próximo do que imaginamos, é urgente proceder a uma profunda alteração das nossas rotinas e a uma significativa redução dos consumos.

A região algarvia poderá enfrentar uma grave situação de stress hídrico já nos próximos anos e só uma real mudança nos nossos hábitos enquanto consumidores pode travar esta realidade.

 

Para um futuro com água: Seja responsável, reduza o desperdício e USE APENAS A ÁGUA NECESSÁRIA, porque

 

DESPERDIÇAR HOJE, É FALTAR AMANHÃ

 

 

 

 

 

Conscientes da urgência em atuar, na salvaguarda deste bem essencial á vida, a Águas do Algarve promove uma campanha de sensibilização, para um Futuro com Água, porque desperdiçar hoje, significa faltar amanhã.

O valor da água ultrapassa o seu valor monetário – esta é um recurso essencial à vida e fundamental para o desenvolvimento social e económico das Sociedades

Em pleno século XXI, uma grande parte da população mundial continua sem ter acesso condigno a água potável e a saneamento. Muitos afirmam que, no decurso deste século, o acesso e controlo de fontes de água poderá ser motivo de guerras e conflitos em várias regiões do globo. A grande maioria das multinacionais que atuam à escala global identifica o acesso à água   e a sua escassez, como fatores críticos para a evolução futura da sua atividade, e para a  tomada de decisões de investimento.

Assim, parece inequívoca a importância e a valorização deste recurso, essencial para a nossa sobrevivência. Mas será que é mesmo assim? O valor da Água, enquanto recurso, e do setor, enquanto atividade industrial, não são adequadamente percecionados pela generalidade da sociedade civil. Essa circunstância reflete-se, de forma clara, no modo como a água continua, muitas vezes, a ser desperdiçada ou, também, nas constantes críticas ao “preço” da água. Na verdade, e apesar da água ser a única coisa sem a qual não podemos viver, dos vários  serviços que utilizamos em nossa casa, é habitualmente aquele que os cidadãos mais “regateiam”. Isto apesar de, na maioria das vezes, ser aquele que representa o menor encargo no orçamento familiar, quando comparado com outros serviços, como sejam as telecomunicações, serviços pagos de televisão, eletricidade ou gás...

 

 


 

CONTEÚDOS ÚTEIS

Nos seguintes links, terá acesso a diversos conteúdos da campanha, assim como dicas úteis sobre a redução do desperdício de água.

 

CLIQUE EM BAIXO PARA ACEDER AOS SEGUINTES CONTEÚDOS: