Campanha dos sentidos | Águas do Algarve

Campanha dos sentidos

Escolha Qualidade, Escolha Água do Algarve

 

Os meses de verão, Julho e Agosto, são para o Algarve o período do ano em que se regista um maior consumo de água. Quer seja pelo aumento da população que praticamente triplica, chegando-se ao número redondo de 1.500.000 aprox. de pessoas, quer pelo calor que naturalmente nos exige maior consumo de água por parte de todos nós. A medição destes dados, bem como as disponibilidades hídricas na nossa região estão disponíveis para consulta através da página web em www.aguasdoalgarve.pt/content/disponibilidades-hidricas.

Veja-se que recentemente, foi apresentado um estudo desenvolvido pelo IPDT – Instituto de Turismo, 8 em cada 10 portugueses vão gozar férias este Verão no Algarve, entre os meses de Junho a Setembro deste ano, sendo o nosso sol e o mar os principais atrativos das férias. Mas não são apenas os portugueses que escolhem o Algarve. Portugal foi considerado o melhor destino europeu nos World Travel Awards 2018, acrescendo o número de turistas também por esta via, no Algarve. O Algarve é também notícia por ser considerado com um dos melhores lugares do mundo para viver a aposentadoria. Para além destes, o Algarve recebeu várias outras distinções, como o Marca de Confiança, do Reader’s Digest, Melhor Destino de Golfe em toda a Europa continental pelo segundo ano consecutivo pela revista Today’s Golfer entre outros.

São todas boas razões que nos enchem de orgulho. Todavia não nos podemos esquecer que este aumento significativo de população traz consigo um maior consumo de recursos, com consequente aumento da pegada ecológica na nossa região. A colaboração de todos é por si só uma forma de sustentabilidade garantindo o adequado padrão de vida da população da região, e todos aqueles que nos visitam sem degradar as condições ambientais. 

O uso que damos à água potável é condição privilegiada para a manutenção da nossa qualidade de vida. Por esse motivo, a Águas do Algarve avança com ações de sensibilização na região, com o intuito de se valorizar este recurso tão precioso. Através de uma ação que se move pelo reflexo dos sentidos, Com amor, com Inteligência ou pela Sabedoria que a passagem do tempo nos permite, pretende relembrar a excelência do produto que sai diariamente pelas torneiras dos consumidores, e consequentemente o uso eficiente da mesma. Também a problemática dos plásticos, tem aqui enquadramento. Porquê a aquisição de água engarrafada, quando temos em nossa casa uma água de tão elevada qualidade?

Até final do Verão, poderemos encontrar nas nossas estradas, a circular em autocarros em todo o Algarve, a Campanha “Escolha Qualidade, Escolha Água do Algarve” 

Os recursos hídricos não são ilimitados, pelo que a eficiência na gestão da água é um imperativo ambiental, não apenas em situação de escassez, como também em estado de “abundância”.