Oceanos | Águas do Algarve

Oceanos

Oceanos, Um autêntico mundo de mistério, magia e pura beleza

Não é à toa que sabemos tão pouco sobre eles! Existe um infindável conjunto de factos, mergulhados de verdadeiro fascínio que nos cativam e levam a caminhos de investigação e descobertas. A sua vastidão e diversidade de mares, colocam diariamente à prova a nossa capacidade de imaginação, conhecimento e habilidade. 

 

Os oceanos e mares representam 97% de toda a água existente no planeta Terra

Isto significa que os oceanos são de suma importância quando se trata da nossa sobrevivência!

Mas, os oceanos não são apenas importantes para nossa sobrevivência. Através da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel fundamental na regulação do clima do nosso planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos. Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

 

Portugal e os Oceanos

Portugal tem uma faixa costeira de 1.187 km e a terceira maior Zona Económica Exclusiva da Europa, 18 vezes superior ao território continental do país. O Oceano é uma componente decisiva da História, Geografia e Política do País, tendo-lhe conferido desde sempre uma posição geo-estratégica relevante nas relações com a Europa, a Améria e África. 

A vocação marítima de Portugal cria oportunidades para o reforço de uma identidade no quadro europeu e internacional, enquanto uma “nação oceânica”. Este posicionamento tem impactos diretos em áreas como a Defesa, a Economia, as Relações Internacionais e a Cooperação.

 

Está nas nossas mãos cuidar dos Oceanos

Os Oceanos estão a ser fortemente ameaçados pela poluição.

A vida marinha começa a morrer, o ecossistema dos oceanos está ameaçado por diversas fontes de poluição, algumas por causa humana, e outras por causas naturais. Derrames de petróleo, resíduos tóxicos, plástico, e vários outros fatores têm contribuído para a poluição dos oceanos.

Para preservar os oceanos e as suas belezas naturais, não devemos ficar indiferentes. 

Nesta página pode encontrar uma variedade de factos e curiosidades sobre os oceanos, e aprender mais sobre as regiões de água que cobrem grande parte da superfície da terra. 

Desfrute de uma variedade de factos interessantes sobre o Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico e oceanos do Sul bem como informações relativas à vida marinha, eventos históricos e estatísticas surpreendentes.