Degelo e Aquecimento Global | Águas do Algarve

Degelo e Aquecimento Global

O degelo é um fenómeno causado aquecimento global, desencadeado pela intensificação do efeito-estufa, onde ocorre o derretimento do gelo no Ártico e em várias outras partes do mundo. O aquecimento global acarreta um aumento das temperaturas médias da Terra, além de mudanças climáticas.

Desde 1996 tem-se observado uma diminuição do gelo na Terra. Entre as principais áreas afetadas estão o Ártico, a Groenlândia, a Antártida e diversas cordilheiras. Além disso, se esse derretimento continuar causará um desequilíbrio ambiental e prejudicará muitas espécies marinhas, tais como morsas, baleias, ursos polares, entre outros animais; 

Populações que vivem em áreas costeiras também sofrerão com o degelo, visto que haverá um aumento considerável de água nos oceanos. De acordo com os cientistas e algumas pesquisas da NASA, o processo de derretimento na Groenlândia intensificou-se em 2004. 

Devido às alterações climáticas, os oceanos começaram a ser foco de atenção especial com a consequente elevação do nível dos mares. 

Os oceanos têm influência significativa na regulação do clima, através da absorção, armazenamento e transporte de calor, dióxido de carbono e água. As alterações na circulação do oceano podem produzir mudanças consideráveis, anómalas e talvez irreversíveis no clima do Planeta.