Diferença entre mar e oceano | Águas do Algarve

Diferença entre mar e oceano

O limite entre mar e oceano é muito delicada, sendo comum observar quer em notícias ou conversas, muitas pessoas utilizarem as palavras de mar e oceano como se fossem sinónimos. 

Essa confusão acontece pelo facto de tanto o mar quanto o oceano se referirem a porções vastas de água salgada. No entanto precisamos compreender que cada um possui um significado diferente.

Nem toda porção de água é chamada de oceano: existem mares, canais, golfos, etc.

A diferença entre os mares e os oceanos está na sua extensão territorial. Os primeiros são menores, localizados em áreas costeiras e ligados de forma direta ou indireta com os oceanos. Entre os tipos de mares existem os mares abertos, que possuem uma ligação maior com os oceanos; os mares continentais, que tem uma ligação limitada; e os mares fechados, que estão relacionados com os oceanos apenas de forma indireta, por meio de rios e canais. Os oceanos ocupam grandes extensões e são delimitados por porções de terra. Estes são muito profundos, sendo que até aos nossos dias o homem não conseguiu chegar, ou transportar qualquer equipamento até ao ponto mais fundo, que pode ir até milhares de metros.

Os oceanos existentes na Terra concentram cerca de 97% do total de toda água do planeta Terra, também conhecido como o Planeta Azul.

Este cognome explica-se de uma forma esclarecedora: quase 3/4 do Planeta Terra são cobertos por água (cerca de 71%). Toda esta água divide-se em mares menores e 5 oceanos divididos por continentes e grandes arquipélagos, de acordo com dados da Organização Hidrográfica Internacional.

Resumindo:

  • Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes;
  • Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas.
  • Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes;
  • Oceanos: Muito maiores que os mares.
  • Mares: por serem menores e mais ligados aos continentes, apresentam uma menor distância entre o fundo e a sua superfície;
  • Oceanos: são muito mais profundos;
  • No planeta encontramos apenas cinco oceanos:
  1. Índico;
  2. Pacífico;
  3. Atlântico;
  4. Glacial Ártico;
  5. Glacial Antártico.