Sistema Intercetor e Elevatório de Vila do Bispo e Sagres | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Sistema Intercetor e Elevatório de Vila do Bispo e Sagres

Sistema Intercetor e Elevatório de Vila do Bispo e Sagres

Investimento previsto da ordem dos 2.055.000,00€

Com o apoio do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

 

Junho 2015

 

A Águas do Algarve vai avançar com investimentos em Vila do Bispo e Sagres.

Este investimento, nomeadamente o Sistema Intercetor de Vila do Bispo e Sagres está  ligado à ETAR de Sagres cuja construção está incluída noutra candidatura, ainda no âmbito do POVT, a qual tem prevista a sua conclusão no final do corrente ano.

Neste âmbito, nesta empreitada do Sistema Intercetos de Vila do Bispo e Sagres, está prevista a realização de troços de condutas com prazos compatíveis com o prazo da conclusão da ETAR, para que esta entre em funcionamento imediatamente após a sua conclusão.

Este sistema de Interceção e elevação de Vila do Bispo e Sagres é composto por 4 Estações Elevatórias e vários troços de condutas elevatórias e gravíticas num total de cerca de 12,8 km sendo possível assim reunir num único sistema os efluentes de alguns subsistemas que serão desativados por estarem obsoletos e não cumprirem os normativos definidos para as respetivas descargas, a saber: Emissário submarino de Sagres; ETAR de Vila do Bispo; ETAR de Hortas /Tabual e ETAR da Raposeira. Nos locais onde estão instalados estas infraestruturas serão construídas Estações Elevatórias que conjuntamente com as condutas elevatórias e gravíticas irão canalizar as águas residuais que a elas afluem, para a nova ETAR de Vila do Bispo e Sagres.

Assim serão construídos para o efeito as seguintes infraestruturas:

a) Quatro Estações Elevatórias;

b) Condutas Elevatórias, com um comprimento total estimado de 9,4 Km;

c) Condutas Gravíticas, com um comprimento total estimado de 3,4 Km;

Desta forma será dado um grande contributo para uma melhoria substancial da qualidade dos recursos hídricos da zona, assim como da qualidade de vida dos habitantes locais bem como será um grande contributo para que as atividades económicas da zona se desenvolvam em segurança.

Trata-se também de um Investimento com vista à redução da poluição nas massas de água, neste caso das massas de água do mar e das linhas de água que para lá drenam e que se situam nas imediações das instalações a desativar. Desta forma está a ser dado integral cumprimento da Diretiva relativa ao Tratamento de Águas Residuais Urbanas — Diretiva 91/271/CEE, de 21 -05-1991 (DARU), e assegurar a proteção do ambiente em geral, dos efeitos nefastos das descargas das águas residuais urbanas, sem um adequado tratamento nas referidas linhas de água e no mar.

O objetivo principal desta intervenção é desativar as quatro estações de tratamento, designadamente ETAR de Vila do Bispo, ETAR de Hortas Tabual, ETAR de Raposeira e Emissário Submarino de Sagres, que se encontram bastante obsoletas e eliminar o lançamento de efluentes nas linhas de água adjacentes e no mar, provenientes das respetivas localidades, sem um adequado tratamento, cumprindo-se assim uma obrigação decorrente do Contrato de Concessão do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve e também uma obrigação contratual estabelecida com a Câmara Municipal de Vila do Bispo, expressa no Contrato de Recolha respetivo.

Desta forma pretende-se evitar uma possível futura situação de contencioso face ao cumprimento da Diretiva de Águas Residuais Urbanas, eliminando o lançamento de efluentes sem tratamento adequado, nas linhas de água adjacentes.

Ao serem canalizados os efluentes destas localidades para o Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, para serem tratados na ETAR de Vila do Bispo e Sagres, esta operação está a contribuir para a prossecução dos Objetivos Específicos do domínio de intervenção “Gestão Eficiente do Ciclo Urbano da Água” que são prioritárias no PO SEUR e Regulamento Específico Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

 

Gabinete de Comunicação e Educação Ambiental