A SEIVA | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

A SEIVA

A SEIVA (Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental) cresceu!
Este ano irá decorrer de 25 de Setembro a 4 de Outubro.

Serão 10 dias de diversas iniciativas a acontecerem por todo o Algarve!!

 

A Águas do Algarve está presente com duas interessantes visitas pedagógicas, no dia 2 de Outubro. Confirma e inscreve-te:

 

Local: Odelouca

Horário:  10.00 h – 12.00 h

Público Alvo: Escolar

Nº máximo de participantes: 30

Marcações obrigatórias: d.rocha@adp.pt

 

 

Local: Tavira

Horário:  10.00 h – 12.00 h

Público Alvo: Escolar

Nº máximo de participantes: 30

Marcações obrigatórias: susana.pereira@adp.pt

 

Sobre o SEIVA

Trata-se de um projeto do qual a Águas do algarve se tem vindo a associar ao longo dos anos, e que é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da ARH do Algarve, em parceria com entidades regionais e nacionais Este ano com realização entre os dias 25 de setembro e 4 de outubro, será efetuada uma alusão aos 10 anos de existência do nosso projeto.

Este ano cumpre-se a 3º Edição  Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”. Com esta iniciativa pretende-se mobilizar as comunidades escolares e a população do Algarve para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, por forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade.

A SEIVA 2019 integra diversas iniciativas, promovidas em parceria com várias entidades regionais e nacionais, e decorrerá nos 16 concelhos da região, durante 10 dias, numa alusão aos 10 anos de existência do projeto.

Grandes números:

  • 10 Seminários/ações de formação/workshops,
  • 1 Acampamento de Voluntariado Ambiental para a Água (3 dias),
  • 21 Atividades de voluntariado ambiental,
  • 22 Visitas a infraestruturas e equipamentos de educação ambiental,
  • 1 Sessão de CURTAS e 7 Exposições sobre temáticas ambientais.

 

Destes eventos salienta-se no dia 1 de outubro, Dia Nacional da Água, a realização de dois seminários em Olhão promovidos pela APA-ARH Algarve, subordinados ao tema “Ciência Cidadã e Voluntariado”. Durante a manhã, dedicada aos mais jovens, serão apresentadas Boas Práticas e no Seminário da tarde, dedicado aos agentes de educação para a sustentabilidade, serão apresentadas comunicações da UALG e da CCDR Algarve sobre Comunidades e Cidades Sustentáveis.

Estes seminários culminarão com a Cerimónia de Entrega de Certificados de Mérito “Voluntariado Ambiental para a Água 2019”. Esta cerimónia tem em vista a distinção de pessoas e entidades pelo seu empenho e trabalho de excelência desenvolvido, no último ano, em atividades de educação e voluntariado ambiental, de entre os vários parceiros envolvidos- Escolas Ensino Básico e Secundário, Universidade do Algarve, Centros de Ciência Viva, Associações, entre outros- sendo reconhecido a alguns o seu papel decisivo na operacionalização deste projeto, na qualidade de “Embaixadores do Voluntariado Ambiental para a Água”.

Informação sobre a inscrição nestes seminários e nos outros eventos da SEIVA encontra-se disponível no site do Voluntariado Ambiental para a Água e sites dos referidos parceiros institucionais, para além das seguintes redes sociais:

http://voluntariadoambientalagua.apambiente.pt/Site/FrontOffice/default.aspx?module=Headlines/Headlines&id=242

https://www.facebook.com/aguasdoalgarve

https://www.facebook.com/voluntariadoambientalalgarve/e

https://www.facebook.com/seiva.algarve/