Que orgulho, as bandeiras Douradas nas nossas praias algarvias voltam este ano a ser erguidas, num total de 85 | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Que orgulho, as bandeiras Douradas nas nossas praias algarvias voltam este ano a ser erguidas, num total de 85

No ano em que o Algarve volta a ser nomeado para melhor destino de praia da Europa e para melhor destino turístico sustentável da Europa 2023, na Águas do Algarve temos muitos motivos para nos sentirmos orgulhosos. Acima de tudo pelo facto da nossa atividade diária contribuir de forma direta e decisiva para a obtenção de mais este importante galardão

ETAR Vila Reala

Porque queremos fazer a diferença, na vida das pessoas, a Águas do Algarve, S.A., tem como missão, garantir o abastecimento de água para consumo humano e o tratamento de águas residuais de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade, num quadro de sustentabilidade económica, social e ambiental, contribuindo para a melhoria da saúde pública e do ambiente da região algarvia, adotando-se para isso, políticas e práticas cada vez mais responsáveis!

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

O projeto “Praias Qualidade de Ouro” resulta de uma Parceria entre a Quercus e as entidades que nos respetivos municípios asseguram o tratamento do saneamento de águas residuais, um processo determinante do ponto de vista ambiental, com influência direta na qualidade das águas balneares, no caso algarvio a Águas do Algarve.

Na época balnear 2023, o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” foi atribuído a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022. Das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região Norte a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98).

grafico

A Águas do Algarve, assegura, de forma regular, contínua e eficiente, a recolha, tratamento e rejeição de efluentes canalizados pelos utilizadores. Veja-se que o investimento executado pelo Águas do Algarve, em 2022, no sistema de saneamento de águas residuais foi de 14.2 milhões de euros, acrescido de 6.1 milhões de euros no sistema de abastecimento de água.

A taxa de cobertura do saneamento em alta, na região é atualmente de 96.8%, com um total de 482 km de coletores, 192 Estações Elevatórias e 79 ETAR, sendo a % na conformidade de água tratada para 1.2 milhões de habitantes servidos de 96.90%, indicadores essenciais para a qualidade das águas das nossas praias, e consequentemente para a obtenção das 85 Bandeiras Douradas, 85 Bandeiras Azuis, e agora também esta importante e distinta nomeação como melhor destino de praia e destino turístico 2023 da Europa.

A totalidade dos investimentos efetuados pela Águas do Algarve. S.A. na região algarvia até ao final de 2022 é de 689,8 milhões de euros. Estamos orgulhosos!

Águas do Algarve, S.A. é a entidade gestora do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento ao Algarve. O Sistema foi concessionado em 24/07/2019 pela celebração de um Contrato de Concessão, estabelecido com o Estado Português até 2048. A eficiência e resiliência deste  Sistema é fundamental para o Algarve e um fator decisivo para o dinamismo socioeconómico, sendo que a garantia de elevados padrões de qualidade da água para o abastecimento público, constitui um critério diferenciador para o dinamismo socioeconómico da região, nomeadamente para a indústria do turismo, sector industrial e serviços.

 

Notas adicionais

São essencialmente 3 os critérios considerados fundamentais relativamente à água balnear, para a obtenção deste galardão que permitirá a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro:

1. Qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2017 e 2021);

2. Todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores para os seguintes indicadores bacterianos, face aos valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares:

2.1 ) Águas costeiras e de transição: todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli;

2.2 Águas interiores, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 200ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 500ufc/100ml para a Escherichia coli.

3. Na última época balnear (2022), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

 

Teresa Fernandes, Porta-Voz da Águas do Algarve, SA