Projeto ECOS - Oficina Ecologica de Cooperacao Social supra expetativas no Projeto "A Agua e o Mar para mim" | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Projeto ECOS - Oficina Ecologica de Cooperacao Social supra expetativas no Projeto "A Agua e o Mar para mim"

 

O Projeto ECOS – Oficina Ecológica de Cooperação Social é uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que tem como objetivo reduzir a pobreza ou exclusão social de indivíduos ou famílias do concelho de Albufeira. O projeto desenvolve e disponibiliza atividades e ações inovadoras no âmbito da capacitação pessoal e social, da empregabilidade e de promoção e integração na comunidade. As atividades decorrem, na sua quase totalidade, nas instalações do Projeto ECOS, no Vale Paraíso, concelho de Albufeira. As atividades são realizadas de acordo com as necessidades e expetativas dos destinatários e são implementadas através de um processo de (re)capacitação pessoal e (re)qualificação social, no qual se recorre à arte, à cultura e à consciência ambiental.

O Projeto ECOS disponibiliza várias atividades diferenciadoras, tais como: oficina de marcenaria, oficina de tecelagem, atelier de costura, atelier de artes plásticas, consultas de psicologia e de arteterapia, sessões de alimentação saudável, gestão orçamental e gestão doméstica, estação de lavandaria e balneário, dinâmicas de debate em grupo acerca de  temas atuais da sociedade e, disseminação das boas práticas com eventos públicos como exposições e participações em eventos da comunidade. Cada atividade é pensada e desenhada a pormenor para cada grupo de participantes de modo a que se consiga desenvolver um trabalho de proximidade com os participantes.

O desafio de participar no concurso de Artes Visuais da Águas do Algarve A ÁGUA E O MAR PARA MIM foi lançado à equipa, pela Dr.ª Dália Neves (gestora da área financeira do projeto). Para nós, ECOS, o mais importante não foi o facto de termos ganho o 1.º prémio do concurso, foi muito mais do que isso… tivemos, pela primeira vez, a oportunidade de construirmos, em conjunto com os nossos participantes, uma obra artística e sermos gratificados por todo o trabalho. Sabemos que nos projetos de intervenção social, por vezes, é fácil dizer-se por palavras o sentido do nosso trabalho, o difícil é torna-lo visível para as Outras tantas pessoas que nos acompanham… e esse foi o nosso maior ganho! Conseguirmos demonstrar aos nossos participantes que juntos conseguimos construir uma obra artística que fez a diferença num concurso e, sobretudo, que teve “voz” e visibilidade para outras pessoas. O Projeto ECOS cresceu com vontade de atuar de forma diferente na área social e fazer eco por Portugal. Queremos agradecer às Águas do Algarve pelo nosso maravilhoso prémio, pela oportunidade de criarem este concurso artístico para problemas sociais e ambientais, pelo constante acompanhamento e pelo carinho prestado. Estamos juntos por um mundo melhor!

 

 

Filipa Pereira

Coordenadora do Projeto ECOS