PORQUE A ÁGUA É SÓ UMA | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

PORQUE A ÁGUA É SÓ UMA

PORQUE A ÁGUA É SÓ UMA

DESAFIO DA ÁGUA: ÁGUAS DO ALGARVE SENSIBILIZAM CRIANÇAS PARA CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

 

Num Roadshow de atividades didáticas, a Águas do Algarve mantém a estratégia de sensibilização dos mais novos para os consumos visíveis e invisíveis dos recursos hídricos.

 

Já todos repararam, que o clima está a mudar. Vivemos num tempo, em que a disponibilidade de água doce está a tornar-se num desafio cada vez maior. Tempo mais quente e seco, menos períodos de chuva, mais alertas sobre a escassez, os telejornais fazem grande aberturas sobre esta situação já calamitosa em algumas zonas do país (…) De ano para ano, os eventos extremos estão a tornar-se cada vez mais comuns. Já em 2030, um terço da população mundial vai sofrer sérios problemas de abastecimento de água. Pequenos gestos do dia-a-dia podem transformar-se numa enorme ajuda para poupar água, contribuindo para uma gestão mais eficaz de preservação deste recurso, cada vez mais escasso e finito.

Conscientes desta realidade, a Águas do Algarve pretende, através do Projeto Desafio da Água sensibilizar os mais jovens de forma lúdica, e muito interventiva, para estas questões que não podem deixar ninguém de fora.

Atividades estimulantes, pedagógicas, com  dicas e sugestões para poupar fazem parte da atividade, desenvolvendo temáticas como sejam: Tomar duche em vez de tomar banhos de imersão; fechar as torneiras quando não se usa a água; diminuir o volume de descargas dos depósitos de autoclismos; usar máquinas de lavar roupa e louça com carga máxima e programas curtos; regar o jardim ao final da tarde para evitar desperdícios a nível de evaporação; lavar o automóvel com um balde e pano, em vez de usar uma mangueira de água corrente, regar as plantas de manhã cedo ou ao final do dia, reaproveitar a água de lavagem de legumes (…)

 

Muito trabalho muito deste invisível já foi desenvolvido neste âmbito. Contudo destacam-se a organização de um torneio entre escolas, um dia de atividades lúdicas, website com fichas educativas, concursos de redes sociais, um jogo educativo “Quanta Água Poupo”, uma peça de teatro infantil “À Tona de Água” que se encontra a decorrer nos 16 municípios da região. Neste momento decorre um roadshow escolar.

 

Como decorre o roadshow? De forma a explicar aos mais novos que a água é um recurso escasso, é fundamental dar-lhes a entender onde é que a encontramos, porquê e como funciona, nas várias divisões da casa, desde que acordam até irem dormir, a água está presente em todas as ações da vida de todos.  Ao longo de um dia, em casa e na escola, as crianças são desafiadas a escolher os comportamentos corretos face ao consumo de água nas suas diferentes atividades quotidianas através de pequenas peças que refletem opções mais ou menos sustentáveis. Pretende-se com este roadshow que as crianças se apercebam que quando estão nos seus quotidianos podem optar por ter comportamentos mais sustentáveis, como fechar a torneira enquanto escovam os dentes em vez de a deixarem aberta ou, ainda, como lavar as mãos de forma mais eficiente possível. No final, a Bibliotecária Maria Esquecida conta uma história sobre a importância da água aos alunos em que são relembradas diversas dicas de poupança de água.

Apenas no Roadshow, contámos com 29 escolas de 16 concelhos algarvios que receberam a presença do projeto de responsabilidade social e ambiental da Águas do Algarve, “Desafio da Água”.  Mais de 600 alunos participaram nesta atividade lúdico-pedagógica de consciencialização da pegada hídrica.

Ao longo de todo o projeto mais de 10.000 consumidores foram já contactados no âmbito desta temática. Porque a Água é só uma.

O Projecto conta com o envolvimento da KICO ao longo das diferentes fases do projeto.

 

Faro, 07 de Novembro 2022

Teresa Fernandes, Porta-Voz da Águas do Algarve

Teatro à tona de água
Teatro à tona de água
Teatro à tona de água
Teatro à tona de água
Teatro à tona de água
Teatro à tona de água