Os oceanos um maravilhoso mundo azul | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Os oceanos um maravilhoso mundo azul

Os oceanos um maravilhoso mundo azul

#Oceans30days30sketches

 

Sempre que pensamos no mar, lembramo-nos da praia, das férias de verão, da diversão, do bronzeado, dos festivais, estar com os amigos e das petiscadas que nos fazem esquecer as “dietas”, enfim de muita alegria. Mas os oceanos representam muito mais do que tudo isto para a humanidade, contemplados na sua enorme diversidade e riqueza dos diferentes ecossistemas marinhos que os constituem oferecendo ao ser humano um conjunto elevado de benefícios a diferentes níveis, como sejam o económico, social, ambiental, cultural, entre tantos outros.

 

Reconhecer estas valências, permite-nos ser cidadãos dispostos a defender os oceanos e o uso sustentável dos seus preciosos recursos. Este foi um dos motivos pelos quais a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou os anos de 2021 a 2030 como sendo a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, sobejamente conhecida como Década dos Oceanos.

Contudo, a exploração dos oceanos pela mão humana, nem sempre se pratica de forma sustentável. 

 

Porque queremos juntar-nos ao movimento global dinamizado pelas Nações Unidas para promover a concertação e partilha de conhecimento com vista à "conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos", iremos, através da promoção de uma maior literacia oceânica, e durante os próximos 30 dias, disponibilizar através dos vários canais de comunicação, ilustrações em aguarela efetuadas em exclusivas para esta ação, que pretendem apelar à curiosidade e incentivando à proatividade que se pretende na defesa destes “gigantes azuis”.

 

No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  e da Deccada dos oceanos, questões como a poluição marinha, o aumento do nível do mar e a destruição dos ecossistemas aquáticos serão aqui abordadas, mas também temáticas positivas como sejam a riqueza da fauna, flora, as profissões ligadas ao mar, entre outras.

 

#Oceans30days30sketches