O Torneio Águas Sem Fronteiras – já tem Vencedores! | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

O Torneio Águas Sem Fronteiras – já tem Vencedores!

A grande festa vai realizar-se no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, na praia da Gaivota, em Quarteira.

 

 

O primeiro momento do “Águas Sem Fronteiras”, um torneio entre turmas que desafiou os alunos algarvios a refletir e produzir uma campanha de incentivo à poupança da água terminou com mais de 200 turmas inscritas de todos os municípios algarvios e algumas inscrições além da região algarvia.

 

Sensibilizar e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes dos recursos hídricos foi a premissa que levou a Águas do Algarve a lançar o “Torneio Águas Sem Fronteiras”, um desafio criativo para os mais jovens.

 

Do 1º ao 3º ciclo, todos os alunos Algarvios foram convidados a realizar uma peça publicitária que alertasse a comunidade para as questões associadas ao uso eficiente de água.

 

Para além deste convite foram criados materiais lúdico-pedagógicos integralmente dedicados às questões ambientais e facilitados vídeos instrutivos para o pretendido em cada ciclo escolar. Os mesmos estão disponíveis no site www.aguassemfronteiras.pt

 

Com quase duas centenas de trabalhos recebidos de elevadíssima qualidade, foi uma árdua tarefa para o júri da Águas do Algarve selecionar apenas um vencedor em cada categoria.

 

Assim, com base na criatividade, pertinência e qualidade do trabalho apresentado destacou-se a equipa “OS POCINHAS” do 4ºA da Escola Básica n.º 4 do Concelho de Olhão que foi a vencedora do primeiro grupo, do 1º ao 5º ano de escolaridade. De forma a agraciar a excelência do empenho e resultado alcançado pela equipa, cada aluno irá receber um jogo de ciências baseado na temática da água.

 

No segundo grupo, do 6º ao 9º de escolaridade, a turma vencedora foi o 7ºG da Escola Básica Tecnopolis, do Concelho de Lagos. Toda a turma irá para receber um smartwatch, para melhor gerir as suas tarefas, inclusivamente aquelas associadas ao consumo de água.

 

Contudo, e porque a qualidade dos trabalhos recebidos é de excelência, não poderíamos deixar de para além dos 2 vencedores, selecionar os 5 melhores trabalhos selecionados para participar no “Dia Águas Sem Fronteiras”, que se celebrará no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, na praia da Gaivota, em Quarteira.

Serão estas as turmas que estarão presentes na grande Final do Torneio Águas Sem Fronteiras.

 

  1. Equipa “Os Criativos” - 5ºano da Escola Básica de São Vicente - Vila do Bispo
  2. Equipa “100Água” 9º ano da Escola Básica de Castro Marim – Castro Marim
  3. Equipa “As Gotas” - 2/3º ano da Escola Básica J.I. 1º Ciclo D. Francisca de Aragão - Loulé
  4. Equipa “Os Pocinhas”- 4º ano da Escola Básica nº 4 de Olhão - Olhão
  5. Equipa “7ºG Tecno” -  7º ano  da Escola Básica Tecnopolis - Lagos

 

 

Este evento que conta com o apoio e total envolvência da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé, para além dos nossos já Parceiros APA e DGestE. Este pretende ser um dia inesquecível de jogos e atividades para os cerca de 150 participantes, em que o vencedor será o Oceano!

 

Inolvidável será a estreia das nossas Mascotes Clarinha e Salpico, que estarão disponíveis para uma sessão de fotografias com todos e cada um dos participantes

 

No entanto, e dando continuidade ao reconhecimento da excelência, temos ainda a maior satisfação em informar que irão ser atribuídas 10 menções honrosas:

 

  1. Equipa B da EB1 Professor Caldeira Alexandre – Vila Real de Santo António
  2. Gotinhas em tons de azul da Jardim-Escola João de Deus de São Bartolomeu de Messines
  3. Equipas Hoxi-O, Conta-Gotas e 5ºI de Invencíveis da EB/JI Silves nº2 - Silves
  4. SL-3B da EB1 de São Luís - Faro
  5. JF8E - Com Água é que é! da E.B. 2,3 Júdice Fialho - Portimão
  6. Amigos do Mar da E.B. 2,3 Júdice Fialho - Portimão
  7. Os Cristalinos da Escola Básica n.º 4 de Olhão
  8.  Equipa Ambiente da Escola Básica Tecnopolis - Lagos
  9. Gotas de Mudança - Escola Básica Tecnopolis – Lagos
  10. Gotinhas da Diferença Escola Básica 2,3 João de Deus – Silves

 

 

A Águas do Algarve congratula todos os trabalhos enviados, reconhecendo o apreço, entrega e dedicação prestada pelos professores, alunos, auxiliares de ensino, e familiares a este Projeto - Águas Sem Fronteiras, e a todos eles remetemos os sinceros parabéns e agradecimento.

 

 

O Projeto Águas Sem Fronteiras, conta também com o apoio da Agência KICO, em todo o desenvolvimento e construção do mesmo.

Foto vencedora
Foto vencedora