Já está lançada a 13ªedição do Concurso “Água Jovem 2023” | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Já está lançada a 13ªedição do Concurso “Água Jovem 2023”

 

 

Candidaturas disponíveis até dia 01 de março

Sessão de entrega de prémios em Monchique

 

Faro, 17 de Janeiro 2023

 

De fácil observação, nos últimos anos, temos vindo a identificar um pouco por todo o planeta, inclusivamente no nosso país, a alterações significativas nos padrões climáticos. Uma panóplia de diferentes fenómenos naturais têm-se sucedido, cada vez com mais frequência e intensidade, ameaçando o bem-estar do planeta, mas acima de tudo o bem estar da população humana, animal e vegetal. Estas são algumas das principais razões pelas quais a educação ambiental tem, cada vez mais, um papel essencial na formação da população mundial para a urgência na mudança de hábitos, mostrando que existem alternativas construtivas na continuação de um desenvolvimento sustentável, sem comprometer o bem-estar das gerações futuras.

A educação ambiental acomoda um dos pilares fundamentais da formação cívica de todos os cidadãos, permite uma consciência crítica relativamente a questões ambientais e um sentimento de pertença perante o património natural através do reconhecimento da sua importância e consequente preservação.

De acordo com dados fornecidos, pela UNICEF, “…as alterações climáticas colocam em causa o bem-estar das crianças, o acesso à alimentação, água e educação. Há regiões do globo mais expostas a estes problemas, tornando a educação ambiental urgente, sobretudo, nos países mais desenvolvidos.” Não queremos que Portugal apareça nesta lista, pelo que a Águas do Algarve está motivada para continuar a contribuir para o desenvolvimento de uma maior literacia ambiental, dando a conhecer boas práticas, com experimentação de soluções, dentro da realidade da nossa região algarvia.

Por esta e outras razões, continuamos a fazer parte da construção e desenvolvimento regional do Concurso Educativo “Água Jovem” que não deixa ninguém indiferente. Ano após ano, temos vindo a interagir junto dos mais jovens em idade escolar (ensino pré-escolar e os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Algarve)sempre com diferentes temáticas e desafios associados.  O nosso principal objetivo é sensibilizar, informar e divulgar junto das comunidades escolares a importância da preservação do património água, promover o conhecimento dos ecossistemas aquáticos da região e contribuir para a sua gestão participada.

 

Este ano não será diferente!

Iremos ser distinguidos os melhores trabalhos em cada um dos 3 temas principais:

  1. A “Aliança pela Água” (Tema I)
  2. A“Serra de Monchique – A importância da água e dos seus ecossistemas aquáticos” (Tema II)
  3. Os “Desafios da Água – Impacte das Alterações Climáticas (ODS13) no ODS 6”, Tema III.

A 13.ª edição do Concurso “Água Jovem” é promovida em parceria com a Águas do Algarve, SA, Agência Portuguesa do Ambiente I.P., através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA-ARH Algarve), o Mundo Aquático S.A. (Zoomarine) e a International Water Technology, SA.

 

O regulamento do Concurso “Água Jovem 2023” pode ser consultado no site da Águas do Algarve SA em https://www.aguasdoalgarve.pt/content/agua-jovem-2023 e nos   vários sítios dos parceiros.

O Júri do Concurso “Água Jovem 2022” é constituído por representantes da Águas do Algarve S.A., da Agência Portuguesa do Ambiente I.P, do Zoomarine, da Internacional Water Technology S.A,  do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares- DSR Algarve.

A entrega dos prémios será realizada no dia 2 (dois) de Junho de 2022, em Monchique, durante o FÓRUM ÁGUA JOVEM 2023, caso se verifiquem as condições que permitam garantir a segurança e a saúde dos participantes.

 

 

Teresa Fernandes,

Responsável Comunicação e Educação Ambiental

 

Anexos

CARTAZ DO CONCURSO AGUA JOVEM

REGULAMENTO

 

 

 

 

Água jovem 2023