A Educação ambiental em tempos de seca | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

A Educação ambiental em tempos de seca

Desafio da Água - 2ª edição

A escassez de água é um problema real, cada vez mais sentido em resultado das alterações climáticas. Assumimos ser uma responsabilidade inerente à nossa atividade e intrínseca à missão da empresa, contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes da importância vital deste recurso escasso, promovendo a sua formação ambiental, assente em políticas de boas-práticas pró-ativas de preservação e proteção dos recursos naturais.

 

Depois de uma edição piloto que se revelou um sucesso, impactando mais de 5 mil crianças e jovens de 200 escolas do Algarve, o projeto “Desafio da Água”, da Águas do Algarve, está de regresso com novas dinâmicas.

A 2.ª edição da iniciativa de responsabilidade social e ambiental da Águas do Algarve, que visa sensibilizar a comunidade para a escassez de água, irá arrancar com dois roadshows escolares: um espetáculo de magia e uma atividade lúdico-pedagógica em que a água será a personagem principal.

De forma a continuar a acrescentar valor ao projeto, será lançada, gratuitamente, uma revista digital “Desafio da Água” que irá acompanhar as temáticas desta edição. De Abril de 2023 a Março de 2024, serão mais de 10 temáticas abordadas, todas elas relacionadas com a preservação da biodiversidade, da sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos.

Ao lado da Clarinha e do Salpico, mascotes já conhecidas, juntar-se-ão também duas novas personagens, uma lula e um polvo cujos nomes serão escolhidos pela comunidade, em votação livre, disponível no website. Do lado do digital, continuarão a ser lançadas fichas, jogos e outros conteúdos lúdico-pedagógicos. A novidade revela-se nas redes sociais, em que o projeto ganha finalmente perfis próprios de Instagram e Tiktok, para sensibilizar mais crianças de norte a sul do país.

Com o início do ano letivo 2023-2024, as turmas voltarão a ser convidadas a participar num desafio criativo que pretende ajudá-las a adquirir comportamentos mais sustentáveis, como reforçar competências de trabalho de equipa, tomada de decisão e responsabilidade social e ambiental. O desafio culminará num evento final com atividades muito animadas para os mais novos e entrega de prémios para as turmas vencedoras de cada ciclo.

Mas muito mais há por dizer, muito a fazer, muitos surpresas e dinâmicas inovadoras ao longo de todo o ano, pelo que convidamos a população escolar, e a comunidade em geral a acompanhar as nossas redes sociais, e o próprio site do projeto onde todas estas e outras informações são atempadamente atualizadas ao longo de todo o ano.

Acresce referir que este Projecto conta com o apoio, da DGEstE | Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região do Algarve, que abraçou este Projeto desde o 1º momento.

Estamos certos, e a nossa experiência tem-nos mostrado que a educação ambiental tem mais e melhores resultados se começar logo nas camadas mais jovens, entenda-se ensino pré-primário e primário, sendo uma etapa fundamental para o desenvolvimento de comportamentos, da consciência social e ambiental e inclusivamente da solidariedade. Para além das nossas casas, é certamente na escola onde se aprendem os valores e comportamentos que nos acompanharão na vida adulta e nos definirão como cidadãos. 

Desafio da Água-cartaz Ondas de Magia

 

WebSite do projeto: http://desafiodaagua.pt

 

 

Faro, 08 de maio de 23

Teresa Fernandes,

Porta-Voz da Águas do Algarve, SA