Dia Mundial da Água 22 de Março | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Dia Mundial da Água 22 de Março

H2Off reúne mais de 1000 jovens estudantes em marcha pela água, em Quarteira - Concelho de Loulé.

Faro, 22 de Março 2023

A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, em conjunto com a Águas do Algarve SA, a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Quarteira, o Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres e o Agrupamento de Escolas D. Dinis, sob a coordenação dos professores Telma Brás, Sónia Pires, e Aníbal Soutinho, vão desenvolver no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, no âmbito do Movimento H2Off e do Programa Eco-Escolas, uma Marcha Pela Água.

Foram duas marchas com mais de 1000 alunos, do 1.º ciclo ao secundário, com ponto de encontro na Praça do Mar, em Quarteira, que através deste movimento H2Off, com mensagens, cartazes, coreografias, poemas, músicas, e dinâmicas sobre esta temática (…), pretendem estender a sua capacidade de contágio numa mensagem única para a proteção da água. Todos juntos seremos mais fortes nesta promoção de uma reflexão consciente sobre os problemas que ameaçam este recurso essencial à vida junto do público de todas as faixas etárias e diferentes classes sociais, para a necessidade da valorização da água enquanto recurso escasso e indispensável à vida.

As marchas tiveram início nas escolas EB23 D. Dinis e EB São Pedro do Mar às 10.00h.

Os alunos criaram um conjunto valioso de Posters com mensagens alusivas a esta temática, que com muito orgulho, partilhamos alguns em anexo. Para além dos vários participantes nesta marcha, marcarão presença especial os dois Embaixadores da água da Águas do Algarve – a Clarinha e o Salpico, incontornáveis presenças destas temáticas ambientais junto do público mais jovem.

Usar a água com inteligência e responsabilidade é uma necessidade imperativa para a garantia de um futuro sustentável no atual contexto de alterações climáticas. É fundamental falar na valorização da água e no uso consciente, e promover a reflexão sobre o tema é uma responsabilidade de todas as entidades. Foi com este propósito que surgiu em 2021 o Movimento H2OFF que, assinalando as celebrações alusivas ao Dia Mundial da Água, pretende motivar a mudança de hábitos em prol da preservação e sustentabilidade deste recurso vital. A hora de fechar a torneira - H2Off, é um Movimento de sensibilização promovido pela CECEA da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) que este ano entra na 3ª Edição, tendo um alcance já internacional."

 

Esta iniciativa, desenvolvida pela CECEA - Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, nasceu em 2021, pela sua dinâmica muito abrangente, com o apoio do público, já conseguiu angariar um leque significativo de Embaixadores que desde a primeira hora se associaram ao H2Off.   A Sustentabilidade não se deve limitar a algumas esferas especializadas e a proteção do ambiente, o combate às alterações climáticas e a escassez é uma missão global na qual todos podemos e devemos assumir responsabilidades para proteger o futuro da atual e futuras gerações. 

 

 

Teresa Fernandes, Coordenadora Nacional da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA