Dia Internacional da Mãe Terra 2021 | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Dia Internacional da Mãe Terra 2021

 

Uma reflexão conjunta para uma responsabilidade comum

 

O Dia Internacional da Mãe Terra celebra-se a 22 de abril. É também conhecido como Dia da Terra, Dia Mundial da Terra e Dia Internacional da Terra. Este dia foi criado através da resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de abril 2009, há precisamente 51 anos.

O objetivo deste dia é essencialmente promover a preservação do ambiente, considerando o encontro com o equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.

É urgente que se provoquem mais e melhores reflexões sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental duradora.

Por outro lado, pretende-se mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a concretização de medidas que protejam o nosso planeta de uma forma global.  

Aumento da população Mundial

população mundial, ao longo dos últimos séculos, cresceu a um ritmo alarmante. Com aproximadamente 5 bilhões de anos e 7,7 bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa, não havendo mais nenhum outro conhecido, que seja habitável. Esta é uma das preocupações por parte dos líderes mundiais, sobre como este número de consumidores utilizará os recursos naturais disponíveis no planeta. Será que o planeta conseguirá atender às necessidades e o nível crescente de consumo de tantas pessoas? Hoje, sabemos que os recursos disponíveis no planeta Terra são finitos, sendo esta uma razão maior para que estes sejam explorados de forma sustentável. De acordo com os cientistas, o planeta Terra teria todas as condições de alimentar e sustentar até 11 bilhões de pessoas.

O Dia Terra é uma oportunidade para discutir temas ambientais como o aquecimento global e as alterações climáticas, por exemplo, bem como sensibilizar a população sobre estas temáticas e consequentemente a importância de conservação do planeta.

 

Infelizmente já são muitos os impactos e consequências ambientais que anualmente se tem vindo a verificar, nomeadamente:

•    aumento da temperatura global da Terra;
•    extinção de espécies animais;
•    aumento do nível dos oceanos;
•    escassez de água potável;
•    maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.

Faça a sua parte

A Águas do Algarve trabalha todos os dias, 365 dias por ano, no cumprimento da nossa atividade na região algarvia, com um elevado nível de exigência e qualidade, e com forte responsabilidade na proteção dos valores ambientais na nossa região, e consequentemente do nosso Planeta. Mas todos podemos tomar uma atitude, e fazer também a sua parte.

Não apenas nesta data, mas todos os dias, é possível juntar-se a atividades existentes na região, criar ações próprias, ou até mesmo praticar simples atos como plantar uma árvore, separar o lixo, recicle tudo o que reciclável, consumir menos água, reduzir a utilização do plástico descartável, invista em sacos reutilizáveis, faça limpezas em espaços comuns, não maltrate os animais, use menos pesticidas nas suas culturas, compre produtos locais, consuma menos energia, entre tantas outras situações.

Seja amigo da Terra e receba um cantil para água e um saco reutilizável

Neste mês, partilhe com a Águas do Algarve, por email: comunicacao.ada@adp.pt  ou Facebook https://www.facebook.com/aguasdoalgarve o que costuma fazer para proteger o nosso Planeta, e nós enviaremos um cantil para colocar água e levar sempre consigo, e um saco amigo do ambiente para ter consigo para onde quer que vá, evitando desta forma a utilização de garrafas e sacos de plástico.

 

O Ambiente e todos nós agradecemos.

Teresa Fernandes, Porta-Voz da Águas do Algarve

22 de Abril – Dia Mundia da Terra
Barragem de Odelouca
ETAR Faro Olhão
Laboratório