Dia 22 de Setembro - Dia Europeu sem carros | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Dia 22 de Setembro - Dia Europeu sem carros

Esta data visa sensibilizar a população para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. Neste dia pretende-se que os cidadãos optem por outras alternativas ao automóvel como por exemplo ir a pé, de bicicleta, autocarro ou comboio.

A Águas do Algarve preocupa-se com a proteção do ambiente e por isso mesmo lança-lhe uma proposta:

No dia 22 de Setembro opte por outro meio que não seja o carro. E se acha que não há razões para tal, nós damos-lhe algumas:

 

  • O número de carros nas estradas aumenta a um ritmo 2 vezes superior ao da população mundial, estando então previsto que existam 2 biliões de carros em todo o mundo em 2030;
  • Nas filas de trânsito, a qualidade do ar é pior no interior dos veículos do que no exterior, porque o dióxido de carbono do carro da frente é diretamente enviado para o interior do carro de trás através do sistema de ventilação;
  • Quando queimado, o carbono da gasolina combina-se com o oxigénio atmosférico e produz cerca de 8.5 kg de dióxido de carbono;
  • Os gases emitidos pelos carros são severos perigos para a poluição do ar e pode causar problemas na saúde de todos nós, seja uma pequena dor de cabeça ou problemas bem piores mais tarde.

Além das consequências que os gases emitidos pelos carros causam, temos os benefícios de se deslocar sem carro neste Dia Europeu sem Carros:

  • Além de ser muito relaxante, andar de bicicleta queima muitas calorias e exercita o corpo;
  • Ir a pé, caso seja possível, é uma forma de contemplar melhor tudo o que nos rodeia e respirar ar puro. Qual foi a última vez que o fez?
  • Ao ir de transportes públicos não estará a gastar combustível do seu automóvel;
  • Estas opções são ainda ótimas para a carteira, sendo uma forma de economizar também.

E se todas estas razões não forem suficientes lembre-se que cuidar do nosso planeta está nas mãos de cada um de nós. Um mundo saudável é o que desejamos para nós e para as futuras gerações.

 

No dia 22, o único combustível que vai precisar será a água. Com água e a pedal, é ecológico e brutal!