Águas Sem Fronteiras – O desafio da Poupança de Água | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Águas Sem Fronteiras – O desafio da Poupança de Água

Assegurar um futuro sustentável para as próximas gerações, é um dever mas também uma motivação acrescida que nos assiste diariamente na Águas do Algarve, em tudo aquilo que fazemos.

 

As alterações climáticas constituem-se como uma das nossas maiores e atuais ameaças ambientais, sociais e económicas, cujos efeitos já se começam a sentir. Falamos do aquecimento climático global e de todas as consequências que daí advêm, muitas destas inevitáveis. Uma destas será a cada vez maior escassez de água doce disponível para consumo humano.  Não podemos ficar indiferentes. Este é o momento de agir!!!!

 

Somos conscientes de que a educação desempenha um papel vital, no combate às alterações climáticas, sendo uma ferramenta fundamental para entender como a crise climática causada pelo ser humano está a afetar o planeta. Porque temos como objetivo principal, garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e as competências necessárias para promover um futuro com base no desenvolvimento sustentável, desenvolvemos um Projeto de Educação Ambiental e Sensibilização Social, que abrangerá toda a região do Algarve, onde se incluem todos os 16 municípios da região. Apresentamos o “Aguas Sem Fronteiras”.

 

A iniciativa, que foi lançada hoje numa conferência de imprensa, procura sensibilizar os mais jovens, e a população em geral para a necessidade de poupança e preservação da água

 

Trata-se de um m projeto pedagógico com vista a sensibilizar, para as questões associadas ao uso eficiente da água, apoiado em áreas temáticas como o ciclo urbano da água, a economia circular, as alterações climáticas e a preservação do ambiente de um modo geral. A estratégia passa por uma lógica de gamificação de forma a que este projeto seja ainda mais apelativo para os grupos etários entre os 6 e os 14 anos, para além de todos os outros que se destacam – a população sénior, população considerada especial através das IPSS de toda a região, e como não poderia deixar de ser, o público em geral.

 

Numa primeira fase, será lançado no dia Mundial da Água – 22 de março, nas escolas o “Torneio Águas sem Fronteiras”, onde os milhares de crianças das escolas da região serão desafiados a criar uma peça publicitária com vista a encorajar o público em geral para a poupança de água. As turmas vencedoras deste torneio serão depois convidadas para um evento numa praia algarvia, onde poderão partilhar os seus trabalhos e as suas experiências, e ainda participar nos ‘Jogos Águas sem Fronteiras’ - um conjunto de atividades criativas que incentivam a olharem de uma forma diferente para a água, bem como a incluir a sua preservação na rotina diária. O evento contará com a presença de personalidades locais e nacionais.

 

Ao longo de todo o ano, o “Águas sem Fronteiras” irá também encorajar as escolas e toda a comunidade para a celebração dos diferentes dias temáticas relacionados com a água - dos quais se destacam, por exemplo, o Dia Nacional do Mar ou Dia Mundial do Ambiente - através de jogos didáticos, conteúdos e ativações por toda a região.

 

Na segunda metade do ano, o projeto voltará a estar presente nas escolas algarvias através de um roadshow regional, que inclui teatros educativos especialmente desenvolvidos e encenados para a iniciativa, bem como atividades interativas que envolvem temas como o ciclo da água ou os ecossistemas aquáticos.

 

Em todas as etapas do “Águas sem Fronteiras” estarão contemplados prémios para os alunos e para as escolas fomentando assim a ligação entre estes e a missão do projeto.

 

O “Águas sem Fronteiras” procura assim uma abordagem holística ao longo de todo o ano, envolvendo as escolas e toda a comunidade em torno de uma temática que se tem vindo a tornar de extrema importância para toda a região algarvia, e também para o país.

 

Ao longo do ano, teremos novidades constantes sobre o projeto, o qual assenta num site informativo e de conteúdos práticos www.aguassemfronteiras.pt  para alunos, professores, e população em geral. Em breve daremos ainda a conhecer o Clube do Águas Sem Fronteiras, dirigido especialmente aos mais jovens.

 

A acompanhar todo este processo estão as nossas duas mascotes, a Clarinha e o Salpico, que irão acompanhar e dinamizar todas as ações, porque não basta parecer, é preciso ser também.

https://youtu.be/xrGgYfOmHvE e https://youtu.be/6r5PrXh-pBk .

 

A Água como fator primordial à vida e ao desenvolvimento sustentável, depara-se neste momento com grandes desafios. A escassez de água é um problema real, cada vez mais sentido em resultado das alterações climáticas.  A poluição das reservas de água doce, o risco de escassez de Água para consumo humano e todas as questões ambientais e de sustentabilidade que envolvem o nosso planeta são prioritárias e urge a intervenção de todos.  É, por isso, um papel natural da Águas do Algarve contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes da importância vital deste recurso escasso promovendo a sua educação ambiental.

 

Este projeto conta já com os Parceiros DGEste, APA, Cruz Vermelha Portuguesa, entre vários outros.

 

Contamos convosco, para connosco abraçar este Projeto que é de todos nós.

 

Teresa Fernandes, Porta Voz da Águas do Algarve