ÁGUAS DO ALGARVE VOLTA A INTEGRAR PROJETO SEIVA | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

ÁGUAS DO ALGARVE VOLTA A INTEGRAR PROJETO SEIVA

Conscientes da importância de sensibilização da população, naquelas que são as mais diversas faixas etárias da população, e formação individual de cada um, a Águas do Algarve, SA volta a integrar o Projecto anual SEIVA.

Porque nunca é demais alertar o ser humano, enquanto individuo ativo, para as questões do ambiente, a sua proteção e preservação, se é que queremos ter um futuro! Sim um futuro neste planeta que ainda é de todos.

Este ano, a sexta edição da Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), decorre entre 8 e 16 de outubro, no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”.

Uma iniciativa da APA, através da ARH do Algarve, e da vasta rede de parceiros do projeto, comemorando o início do ano hidrológico e o Dia Nacional da Água.

A SEIVA 2022 terá como tema o  “Impacto das Alterações Climáticas nos Ecossistemas Aquáticos” pretendendo-se reforçar uma maior consciência coletiva relativamente à importância da água nas suas múltiplas dimensões e de um modo particular para os desafios que a região enfrenta de escassez hídrica e seca estrutural. Ao entender como a água se relaciona com o clima, energia, alimentação, economia e estilo de vida, esperamos estimular os cidadãos algarvios, de um modo particular os jovens, a participarem ativamente na gestão dos recursos hídricos, mostrando simultaneamente que problemas complexos não podem ser resolvidos olhando para um componente de cada vez e que no nosso mundo de especialização, as soluções exigem cooperação, respeito mútuo e compreensão do que esperar de outros, especialistas ou não.

Durante este evento estão previstos 10 seminários/ações de formação, 19 ações de voluntariado ambiental, 17 visitas pedagógicas e 7 exposições, sendo muitas delas desenvolvidas durante vários dias, que resultam do esforço da equipa da APA-ARH Algarve e dos 62 parceiros que as promovem nos 16 concelhos do Algarve.

No último ano devido às dificuldades provocadas pela crise pandémica, apesar das condicionantes nas visitas a infraestruturas e ao número de participantes nas ações, foi possível realizar durante a SEIVA 2021: 6 seminários/tertúlias (100 participantes); 3 formações (ACD) Acreditadas para Docentes (70 docentes acreditados); 13 sessões em escolas (360 alunos); 25 ações de voluntariado ambiental (900  participantes); 2 exposições (252 participantes) + 1 exposição/on-line + 1 podcast; jogos (240 participantes), num total de 53 ações concretizadas e cerca de 2000 participantes (estimativa).   

Informações sobre o programa e inscrições nas atividades da SEIVA 2022 encontram-se disponíveis nas redes sociais e no site www.aguasdoalgarve.pt

 

Clique abaixo para aceder aos PROGRAMAS