A Águas do Algarve continua a investir na Sustentabilidade Hídrica através da Reutilização de Águas Residuais para Rega de Campos de Golfe, Rega agrícola e Usos Urbanos
Empreitada de Execução de Infraestruturas de Tratamento, Elevação e Adução de ApR – – ETAR de Vilamoura
Faro, 29 de julho de 2025
Como é do conhecimento geral, a Região do Algarve ao longo dos últimos anos, tem vindo a sofrer de ciclos de seca prolongada associada a uma situação de escassez hídrica já considerada estrutural, resultando numa diminuição dos volumes de água armazenada nas várias origens disponíveis, as quais têm sido monitorizados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), pela Águas de Portugal (AdP) e pela Águas do Algarve (AdA).
Comprometida com a proteção ambiental e com a gestão eficiente dos recursos hídricos, a Águas do Algarve tem vindo a apostar em soluções sustentáveis através do tratamento e reutilização das águas residuais provenientes das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). A água assim tratada será reaproveitada, nomeadamente para fins de rega de campos de golfe, numa medida concreta de adaptação às crescentes limitações impostas pelas alterações climáticas.
Perante os desafios impostos pelo novo contexto climático, o reaproveitamento de águas residuais tratadas assume um papel fundamental na resposta adaptativa da região. É essencial adotar práticas que promovam a conservação dos recursos hídricos e assegurem uma utilização racional da água, minimizando a pressão sobre as fontes naturais da região.
Através desta promoção do uso de ApR, a Águas do Algarve contribui para mitigar os efeitos da escassez hídrica e, simultaneamente, para a redução do consumo de água potável. Este processo envolve tecnologia avançada de tratamento, que garante que a água reutilizada cumpra rigorosos padrões de qualidade, salvaguardando a saúde pública e o meio ambiente.
Assim, a Águas do Algarve tem vindo a promover diversas empreitadas de construção das infraestruturas necessárias para a produção, elevação e adução de ApR a partir das ETAR, como é o caso da ETAR de Vilamoura, localizada no concelho de Loulé.
O projeto visa equipar esta ETAR com novas infraestruturas que permitam não apenas o tratamento, mas também o transporte da água tratada para reutilização. De acordo com o Decreto-Lei n.º 119/2019, de 21 de agosto, a ApR enquadrar-se-á na classe B, adequada à rega de campos de golfe e áreas verdes associadas, bem como a outros usos compatíveis com esta qualidade, como jardins públicos e privados, rega agrícola e usos urbanos.
Atualmente, a ETAR da Vilamoura dispõe de um sistema de tratamento biológico baseado em lamas ativadas com arejamento prolongado. Este processo é realizado numa linha de tratamento, composta por reatores biológicos com zonas anaeróbias, anóxicas e aeróbias, seguido de decantadores secundários. O tratamento é precedido por uma etapa preliminar com gradagem mecânica, elevação inicial e remoção de areias, óleos e gorduras, bem como de decantação primária.
A empreitada em curso visa a construção de um tanque de equalização, uma linha de tratamento composta por microfiltração e ultrafiltração, um tanque de água tratada e uma estação elevatória e um sistema de adução com uma extensão de cerca de 12 km e 9 pontos de entrega de ApR para os utilizadores.
O principal objetivo deste investimento passa por contribuir uma gestão integrada dos recursos hídricos em áreas com elevada escassez, substituindo anualmente cerca de 2.2 milhões de metros cúbicos de água proveniente de fontes naturais (fundamentalmente de origem subterrânea) por ApR. Este contributo é vital para reequilibrar a relação entre a oferta e a procura de água na região e dar resposta à crescente pressão resultante das alterações climáticas.
A referida empreitada foi consignada em outubro de 2024 designada por Empreitada de Execução de Infraestruturas de Tratamento, Elevação e Adução de Água para Reutilização (ApR) da ETAR de Vilamoura, um projeto de elevada importância estratégica para a gestão sustentável dos recursos hídricos na região do Algarve.
A empreitada foi adjudicada pelo valor aproximado de 9.995.000 EUR e tem um prazo de execução de 540 dias.
Esta intervenção também se inclui na promoção da circularidade na gestão da água, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos convencionais e contribuindo para a resiliência do território face à escassez hídrica.
Com este investimento, reforça-se o compromisso com a sustentabilidade ambiental, a eficiência hídrica, a economia circular e a valorização dos recursos no ciclo urbano da água.
Prevê-se a conclusão deste projeto PPR no 1.º Trimestre do ano de 2026.
Principais benefícios deste projeto:
- Mitigação da escassez hídrica: reduz a dependência de água potável na região que tem vindo a ser afetada pela redução das chuvas.
- Contribuição para a adaptação climática: apoia a conservação dos recursos naturais em tempos de alterações climáticas.
- Promoção da economia circular: ao reutilizar águas residuais, reduzimos o desperdício e otimizamos a gestão de recursos.
- Manutenção de áreas verdes de forma sustentável: assegurando a rega eficiente e ecológica de campos de golfe.
Este projeto também reforça o compromisso da Empresa com as práticas de sustentabilidade, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e demonstra o seu papel ativo na resposta aos desafios globais da água num contexto de alterações climáticas.
O Programa de Financiamento:
Este investimento encontra-se incluído no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 2021-2026, o qual afetou, inicialmente, uma verba de 23 milhões de euros para a submedida SM4 - Promover a utilização de água residual tratada (ApR), enquadrada no investimento RE-C09-i01- Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, na componente 9 - Gestão Hídrica.
Valor: A obra foi adjudicada por 9.994. 844,75 EUR
Localização da intervenção (Google Earth)
Concelho: A intervenção localiza-se no concelho de Loulé
Informação adicional
Teresa Fernandes, Porta-Voz da Águas do Algarve