A ÁGUA E O MAR PARA MIM – UM PROJETO ITINERANTE E APAIXONANTE | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

A ÁGUA E O MAR PARA MIM – UM PROJETO ITINERANTE E APAIXONANTE

 

 

São cerca de 20 trabalhos da 1ª edição e cerca de 20 trabalhos da 2ª edição. Um total de 49 peças de arte que induzem à reflexão por onde passam.

E aguardam-se cerca de meia centena de trabalhos na 3ª edição desta iniciativa que celebra o ambiente, a sustentabilidade e a diversidade.

A iniciativa da Águas do Algarve direcionada para IPSS desafia-as a transformarem um simples guarda-chuva em verdadeiras peças de arte que desafiam as leis da física e qualquer limitação pessoal.

Eleva-se cada trabalho ao estatuto de obra de arte digna de uma exposição que merece ser visitada por todos e que é também uma ação de sensibilização em si.

A quase meia centena de trabalhos têm já um portfólio de dezenas de exposições um pouco por todo o Algarve.

Até à data a primeira mostra pública dos trabalhos decorreu no dia da cerimónia da entrega de prémios que decorreu nos anos de 2022 e 2024 no Teatro das Figuras. É nesta mui digna cerimónia que pela primeira vez os trabalhos são expostos a toda a comunidade e inclusive dos participantes que podem durante a cerimónia conhecer os restantes trabalhos com quem competem pelo grande prémio.

E o feedback costuma ser mais que positivo, mais do que instituições que concorrem a um projeto e dão o seu melhor para poderem desfrutar do grande Prémio que é um Aquário. Para além da “corrida pelo prémio”, são também pessoas unidas em prol de uma mensagem superior: a preservação da Água e dos Oceanos.

E estes trabalhos passam então a circular pelos espaços que generosamente recebem a Exposição “A Água e o Mar Para Mim”, fruto do projeto da Águas do Algarve.

E são vários os espaços que já permitiram à comunidade a vivência desta viagem pela sustentabilidade através das peças produzidas por cada IPSS.

  • Clube de Tavira – 8 de janeiro no âmbito do projeto Aguarte a exposição acompanhou a performance teatral do Grupo de Teatro da Academia Sénior no Clube de Tavira para cerca de 180 utentes sénior de diversas IPSS do município de Tavira.
  • Teatro Gregório Mascarenhas – Da mesma forma, a exposição acompanhou a exibição teatral do projeto Aguarte a 16 de janeiro para cerca de 160 jovens do 3º ciclo de Silves.
  • Teatro das Figuras – março – Cerimónia de entrega de prémios.
  • IPDJ Faro – de 4 a 27 de março – A 2ª edição da exposição saiu do Teatro das Figuras diretamente para o IPDJ em Faro num espaço visitado por largas centenas de pessoas semanalmente. A exposição foi ainda visitada por diversas escolas primárias do concelho e numa parceria entre a APA e a autora Gabriela Pacheco do livro “Arco da Íris” foi assinalado o Dia Mundial da Água com cerca de 100 crianças do Agrupamento de Escolas Afonso III.
  • Conservatório Regional do Algarve Maria Campina – 19 de março a 30 de abril – Ainda no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Água, numa parceria com o Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, aconteceu o Concerto pela Água a 19 de março que coincidiu com a inauguração da 1ª edição da exposição “A Água e o Mar Para Mim”.

 

  • Biblioteca Municipal Lídia Jorge – 15 a 17 de maio – Durante o lançamento da 14ª edição do Algarve Design Meeting a acompanhar o evento de lançamento, alguns trabalhos da exposição puderam encantar os leitores albufeirenses.
  • Algarve Design Meeting – 20 a 31 de maio – No 3º andar da Fábrica da Cerveja a acompanhar todo o evento, a exposição “A Água e o Mar Para Mim” chamou a atenção aos veraneantes para as questões da sustentabilidade ambiental.
  • Castro Marim – 1 a 31 de maio – O Mercado Local de Castro Marim funciona também como posto de turismo e local de passagem de centenas de pessoas. Ponto de referência para quem pretende conhecer os potenciais da região, produtos locais e adquiri-los. Além disso, durante o mês de maio de 2024 a exposição valorizou e foi valorizada pelo local e pelo município que organizou visitas de escolas, associações e recebeu em maio o ERVAA Jovem, iniciativa da APA que recebeu centenas de crianças de todo o Algarve e encheu a localidade de Castro Marim com a energia das crianças.
  • Tavira Plaza – 1 de junho a 12 agosto – O primeiro espaço comercial a receber a exposição completa foi o Tavira Plaza numa mescla entre comércio e sustentabilidade. Os consumidores e frequentadores do Tavira Plaza recebem de bom agrado a exposição que embeleza o espaço numa parceria que revela a dedicação do Centro Comercial Tavira Plaza ao movimento “Green”.
  • Mercado Municipal de Faro – 13 agosto a 30 de setembro – A Ambifaro; entidade gestora do Mercado Municipal de Faro, local de encontro de produtores locais e consumidores onde se conjugam também a loja do cidadão, hipermercado e tantos outros serviços que fazem do Mercado Municipal um ponto de encontro onde centenas se não milhares de pessoas diariamente convivem entre si. A convite da Ambifaro a Exposição “A Água e o Mar Para Mim” encantou todos os visitantes que durante os meses de agosto e setembro de 2024 visitaram o Mercado Municipal.
  • São Brás de Alportel – 1 a 30 de outubro – A exposição em São Brás de Alportel tomou de “assalto” o hall de entrada do Cineteatro e do Mercado Municipal de São Brás de Alportel. Entre a arte e a cultura do Cineteatro, as frutas, os legumes, o peixe e outros comerciantes locais a exposição conjugou estes e outros fatores no mês de outubro em que se celebra o Dia Nacional a Água e em conjunto com a APA se celebrou o SEIVA em São Brás de Alportel com a exposição recebendo todas as crianças do 1º ciclo do município.
  • Vila do Bispo – 4 a 29 de novembro – O Centro de Interpretação de Vila do Bispo recebeu durante o mês de novembro algumas peças da exposição na Galeria principal e ao longo de todo o centro. A exposição foi ainda valorizada pela visita de alunos e dinâmicas desenvolvidas pelos próprios professores e dinamizadores socioculturais do município que utilizaram a exposição como forma de surpreender os alunos e sensibilizar para boas práticas ambientais.
  • Almancil – 2 de dezembro 2024 a 27 de fevereiro 2025 – O recém-inaugurado Pavilhão Multiusos 25 de Abril recebeu alguns trabalhos da 1ª e 2ª edição do projeto “A Água e o Mar Para Mim” num espaço que conjuga desporto e cultura em 1ª linha.
  • Pavilhão da Água – Faro – 15 de dezembro 2024 a 15 de janeiro 2025 – A exposição que mostrou o trabalho e atuação da Águas do Algarve ao longo dos últimos quase 25 anos na região que sensibilizou centenas de pessoas entre os dias 15 de dezembro e 15 de janeiro recebeu alguns dos trabalhos da exposição “A Água e o Mar Para Mim” sendo esta uma acarinhada iniciativa da Águas do Algarve.

 

Ainda durante o ano de 2025 avizinham-se ainda mais exposições:

  •  Na Galeria João Bailote em Albufeira de 3 a 30 de março 2025
  • E novamente em Castro Marim onde a 3ª edição inaugurará a exposição ao público durante o mês de abril 2025.

É interessante averiguar a surpresa de quem recebe a exposição, que não espera a qualidade dos trabalhos, quem visita os locais onde se encontra a exposição acaba por se sentir atraído pela arte e mensagem que cada peça artística carrega. Constata-se que esta é uma exposição ambulante que é também por si só uma ação de sensibilização ambiental sobre a Água e o Mar, os Oceanos, o Ambiente e a Sustentabilidade ambiental.

A mais-valia de se dar a conhecer a riqueza das IPSS algarvias, o talento dos seus utentes e do trabalho de cada animador sociocultural que em representação de cada IPSS mostra as suas mais-valias, quando as imagens falam por si nos vídeos que acompanham a exposição sempre que possível, a exposição sai sempre muito valorizada porque cada trabalho passa a ter uma cara, uma técnica e torna a obra de arte numa peça muito mais enriquecida e enriquecedora.

E o sentimento que fica nos funcionários de cada espaço por onde passa a exposição, de cada vez que os trabalhos seguem para o próximo destino: “O espaço fica mais vazio”.

Faro, 27-01-2025