19 de novembro - Dia Mundial do Saneamento | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

19 de novembro - Dia Mundial do Saneamento

Águas de Portugal subscreve iniciativa europeia de defesa do Direito ao Saneamento

 

A AdP - Águas de Portugal juntou-se à iniciativa “Joint Statement on the Right to Sanitation” que tem por objetivo não deixar ninguém para trás e garantir o acesso igual ao saneamento para todos no espaço da União Europeia.

Em Portugal, o Dia Mundial do Saneamento é assinalado, um pouco por todo o país, pelas empresas do Grupo Águas de Portugal, com ações que destacam a importância do saneamento para a saúde pública e promovem a sensibilização da população para a não deposição de lixo nos esgotos.

 

Reconhecido como direito humano universal e fundamental para a redução de doenças, mortes e desigualdades sociais, o acesso ao saneamento ainda não está garantido para todos, existindo atualmente cerca de 10 milhões de pessoas no espaço da União Europeia que ainda não têm acesso a estes serviços em segurança.  

Visando melhorar a abordagem do acesso ao saneamento para todos e consagrar este direito humano no direito da União Europeia, foi lançada por um conjunto de entidades europeias a iniciativa “Joint Statement on the Right to Sanitation” com a qual se pretende que a Comissão Europeia introduza disposições legais, na revisão da Diretiva do Tratamento Urbano de Águas Residuais, que garantam o melhor acesso possível a serviços de saneamento para todo o Continente Europeu, em consonância com as disposições de direitos humanos.

A subscrição desta iniciativa pela Águas de Portugal representa um reforço do seu compromisso com as pessoas, com a saúde pública e com o ambiente.

O Direito Humano à Água e ao Saneamento foi reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, através da aprovação da Resolução 64/292, tendo o Direito ao Saneamento sido reconhecido como direito autónomo em dezembro de 2015 (Resolução 70/169). Garantir o acesso à água e saneamento para todos até 2030 é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

 

Sensibilização para a importância do saneamento em todo o país

O Dia Mundial do Saneamento (19 de novembro) visa lembrar que a água e o saneamento básico são direitos humanos e que a privação destes serviços constitui uma ameaça à saúde pública, ao ambiente, à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico e social. 

O Grupo AdP tem por objetivo contribuir ativamente para a prossecução de atividades fortemente orientadas para uma educação mais consciente, que possa fomentar a adoção de comportamentos mais sustentáveis, contribuindo para a literacia ambiental e destacando o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para celebrar este dia, as empresas do Grupo AdP realizam ações de educação para a sustentabilidade em torno desta temática, destacando a problemática do lixo que é deitado indevidamente para o esgoto ou para o chão, comprometendo o correto funcionamento das ETAR, a proteção ambiental e a saúde pública.

Link para informação adicional sobre: Ações de sensibilização para o saneamento das empresas do Grupo AdP

 

Sobre o Grupo Águas de Portugal

Detido pelo Estado português, o Grupo AdP – Águas de Portugal foi fundado em 1993 como instrumento empresarial para a concretização das políticas públicas e dos objetivos nacionais no setor do ambiente. 

Este grupo empresarial público é constituído por 19 empresas, das quais 13 são entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais que prestam serviços em 222 municípios de Portugal continental, abrangendo cerca de oito milhões de pessoas.

O Quadro Estratégico de Compromisso, revelado no início de novembro, destaca a visão do Grupo AdP para a Década da Sustentabilidade e os compromissos assumidos no sentido de acrescentar utilidade social, corresponder às exigências ambientais, obter ganhos de eficiência e superar os padrões de qualidade no âmbito dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais, que são essenciais ao bem-estar, à saúde pública, ao ambiente, à economia e ao desenvolvimento sustentável. 

Conhecer o Quadro Estratégico de Compromisso do Grupo AdP

 

 

Contacto: Elsa Luz | e.luz@adp.pt | 962762516