Regulamento | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Regulamento

 

Arte, Sustentabilidade e Inclusão

4.ª Edição" Concurso "A Água e o Mar para Mim

2025/2026

 

  1. Regulamento

Regulamento do Concurso "A Água e o Mar para Mim – 4.ª Edição" Arte, Sustentabilidade e Inclusão

 

Objetivo do Concurso

O concurso “A Água e o Mar para Mim” chega à sua 4.ª edição, celebrando a criatividade, a diversidade e o respeito pelo ambiente.

Realizado em toda a região do Algarve — abrangendo os 16 municípios (Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António) — o concurso convida a comunidade a refletir sobre a importância da água e do mar para a vida e para o futuro do planeta.

 

Este desafio é dirigido a lares e instituições sem fins lucrativos que trabalham com pessoas idosas e pessoas com deficiência, incentivando a participação ativa de todos na criação de obras de arte originais. A proposta é simples, mas cheia de significado: transformar chapéus de chuva em suportes artísticos, dando-lhes nova vida através de cores, texturas e ideias que expressem como cada pessoa vê e sente o mar e a água — símbolos de renovação, esperança e sustentabilidade.

Mais do que um concurso, esta iniciativa é um convite para dar voz à imaginação, valorizar a inclusão social e sensibilizar para a preservação dos nossos recursos hídricos, essenciais à vida e à identidade do Algarve.

 

 

  1. Quem Pode Participar
    • Instituições sem fins lucrativos - IPSS, e similares, que trabalhem com idosos e/ou jovens ou pessoas com deficiências
    • Universidades Seniores
    • Lares e similares
    • Casas de acolhimento

 

  1. Condições de Participação
    • As obras devem ser desenvolvidas a partir de um chapéu de chuva convencional, que será fornecido pela organização do concurso.
    • O chapéu de chuva deve ser transformado numa peça/ obra de arte, representando a temática “A Água e o Mar”, numa das categorias apresentadas, no ponto 4.
    • A estrutura rígida não deve ocupar um volume maior que 110 cm de altura e com a largura equivalente à medida do chapéu aberto. Caso a dimensão do trabalho ultrapasse estas medidas, deve poder ser desmontado em módulos individuais que respeitem estes valores.
    • Devem ser utilizadas técnicas de arte sustentável, incentivando o uso de materiais reciclados ou reutilizados, como plástico, papel, tecidos, entre outros.
    • Cada instituição/entidade pode inscrever até um máximo de 3 chapéus de chuva transformados, sendo a participação ativa dos utentes, obrigatória.
    • Concorrentes pertencerem ao Algarve; Outros trabalhos recebidos fora da região não serão considerados para efeito de concurso, mas como presença, devendo a entrega do projeto ser entregue nas instalações da Águas do Algarve em Faro.
 

 

  1.  Tema e Subtemas

 

Para apoiar os participantes a explorar várias facetas do mar e da água, nesta edição foram cridos os seguintes subtemas:

  1. Conservação dos oceanos: Alertar para a preservação dos ecossistemas marinhos;
  2. Ciclo da água: A importância da água doce e do ciclo da água para o planeta, e para a nossa região;
  3. Biodiversidade marinha: Trabalhar em torno da vida nos oceanos, como peixes, corais, e outras espécies.
  4. Tradições marítimas: Focar em temas culturais, como pesca, lendas do mar, e embarcações.
  5. Impacto das mudanças climáticas no mar: Destacar como as alterações climáticas estão a afetar os oceanos.
  6. Mar de Plástico: Ameaça Invisível:  explorar a questão do plástico nos oceanos, que é um dos maiores problemas ambientais atuais, refletindo sobre o lixo plástico e a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar.
  7. Memórias da água: Criar o chapéu de chuva baseado nas memórias e experiências dos participantes com o mar ou a água. Pretende-se assim pode dar um toque mais emocional e pessoal à peça desenvolvida.
  1. Critérios de Avaliação

As obras serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

    • Criatividade e Originalidade
    • Relevância à Temática da Água e do Mar
    • Uso de Materiais Sustentáveis
    • Impacto Visual e Estético
 

 

  1. Processo de Inscrição
  • As instituições interessadas deverão inscrever-se através do email: comunicacao.ada@adp.pt até à data-limite de 30 de Novembro de 2025, usando o formulário em anexo.
  • Após a inscrição, cada instituição receberá o(s) chapéu(s) de chuva que servirá(ão) de base para o projeto.
  • A(s) obra(s) finalizada(s) será(ão) recolhida(s) pela Águas do Algarve, SA diretamente nas instituições, durante a primeira quinzena de fevereiro de 2026, em data a marcar com a Instituição participante.

 

  1.  Prémios

Serão atribuídos 1º Prémios em todas as seguintes categorias:

    1. Obra Mais Criativa
    2. Melhor Uso de Materiais Sustentáveis
    3. Mensagem Mais Poderosa
    4. Interação Comunitária
    5. Escolha do Público (através de votação)

 

Prémio a atribuir aos 1º Lugares

1 Aquário

(Símbolo de Cuidado com o Mundo Aquático)

 

Os primeiros lugares serão premiados com um aquário, cuidadosamente selecionado para proporcionar uma ligação direta com o tema do projeto: A Água e o Mar para mim.

Este prémio não é apenas decorativo, mas uma oportunidade para os vencedores criarem e cuidarem de um ecossistema aquático único, refletindo a importância da preservação dos nossos recursos naturais.

O aquário inclui:

  • Aquário.
  • Equipamento essencial (filtro, iluminação).
  • Plantas aquáticas naturais e elementos decorativos ecológicos.
  • Guia de manutenção sustentável, com dicas para ser criado um ambiente equilibrado e saudável para os peixes e plantas.

 

O aquário simboliza o cuidado necessário para manter os oceanos e rios saudáveis, assim como o compromisso que todos devemos ter com a preservação da água no nosso dia a dia. Ao premiarmos os melhores projetos com este aquário, estamos a incentivar a reflexão e a ação sobre o papel que cada um de nós tem na proteção dos ecossistemas aquáticos.

  1. O Significado do Prémio

 

Este aquário representa o coração do nosso projeto: um apelo à sustentabilidade e à preservação da vida marinha. Assim como a água do aquário deve ser mantida limpa e equilibrada para que os peixes prosperem, também os nossos mares e rios precisam de cuidados constantes para garantir a vida e a saúde dos ecossistemas, e consequentemente da vida humana.

A responsabilidade de cada um de nós, como guardiões da água, é destacada através deste prémio, promovendo um ambiente onde todos podem aprender, cuidar e proteger a riqueza dos nossos recursos hídricos.

  1. Entrega dos Prémios

A entrega realizar-se-á em cerimónia Pública, no dia 23 de Março, às 15.00h em Faro

Todos os participantes receberão diplomas de participação.

 

  1. Direitos de Imagem e Divulgação
  • As instituições participantes concordam em ceder os direitos de imagem das suas obras para a divulgação do projeto nas redes sociais, websites, e outros meios de comunicação.
  • A organização compromete-se a dar o devido crédito às instituições participantes em todas as publicações.
  • Todos os trabalhos ficarão na posse da Águas do Algarve, durante dois anos, altura em que serão devolvidos às instituições respetivas.

 

  1. Construção do Projeto
  • Os projetos submetidos farão parte de uma exposição itinerante em diversos locais do Algarve, com o objetivo de promover a educação ambiental e sensibilizar o público para a preservação dos recursos hídricos e dos oceanos. Assim, as obras serão expostas em diferentes ambientes e estarão sujeitas a transporte, montagem e manuseio frequentes;
  • Os trabalhos apresentados devem ser concebidos de forma a garantir a sua resistência e integridade ao longo do período de exposição, considerando que as obras estarão sujeitas a transporte, montagem, desmontagem e manuseio em diversos locais;
  • Materiais e Construção: As obras devem ser construídas com materiais duráveis e técnicas adequadas que assegurem a sua conservação durante o tempo de exposição. Recomenda-se o uso de suportes e estruturas que reforcem a estabilidade e resistência ao transporte e à manipulação;
  • Proteção durante o Transporte e Montagem: Os participantes são responsáveis por garantir que as obras sejam devidamente acondicionadas para transporte e montagem, evitando assim danos que possam comprometer a integridade da obra, aquando da sua entrega para efeitos de participação no Concurso, nas instalações da Águas do Algarve;
  • A organização não se responsabiliza por danos causados por manuseio inadequado ou falta de resistência estrutural das obras durante o período de exposição e transporte.
  • De forma a evitar constrangimentos, verificados nas edições anteriores, a peça final deverá considerar um tamanho e peso que seja possível ser transportada por 1 única pessoa.
  1. Disposições Finais
  • Qualquer situação não prevista neste regulamento será resolvida pela entidade promotora – Aguas do Algarve, SA.
  • A participação no concurso implica a aceitação de todos os termos deste regulamento, sendo que o não cumprimento do mesmo, implica a não validação de participação no concurso.

 

  1. Entidade promotora

O Concurso “ A Água e o Mar para mim”, é promovido pela Águas do Algarve, S.A..

É a entidade detentora da concessão para a exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve, desempenhando um papel essencial na qualidade de vida da região.

O Sistema abrange todos os 16 municípios algarvios, nomeadamente: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim,  Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Este vasto território é servido por um conjunto vasto de infraestruturas modernas e eficientes, que garantem um fornecimento contínuo de água potável e a gestão de águas residuais, respeitando as melhores práticas ambientais e operacionais.

A missão da Águas do Algarve vai além do simples fornecimento de água e tratamento de efluentes. Estamos comprometidos com a sustentabilidade económica, social e ambiental, promovendo soluções inovadoras que garantam a disponibilidade de recursos hídricos para as gerações futuras. A nossa atuação é guiada por um conjunto de princípios que asseguram a qualidade, a fiabilidade e a segurança dos serviços prestados, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes e da comunidade algarvia.

Com um portfólio de investimentos contínuos em tecnologia de ponta e na modernização das infraestruturas, a Águas do Algarve tem apostado fortemente na eficiência energética e na gestão inteligente da água, implementando sistemas de monitorização avançados e processos de tratamento de água que garantem a máxima qualidade, conforme os mais exigentes padrões nacionais e internacionais.

A nossa atuação também se distingue pelo compromisso com a educação ambiental e o envolvimento comunitário, promovendo iniciativas que sensibilizam para a importância da preservação dos recursos hídricos e da gestão sustentável da água.

Acreditamos que a Águas do Algarve é uma referência na gestão de recursos hídricos em Portugal, contribuindo ativamente para a resiliência da região do Algarve face aos desafios ambientais e de escassez de água, enquanto reforçamos o nosso compromisso com a inovação e a excelência no serviço prestado.

Saiba mais sobre o nosso trabalho e os projetos em curso em www.aguasdoalgarve.pt

 

Setembro, 2025

Podes descarregar o Regulamento aqui: