ETAR de Lagos | Águas do Algarve

ETAR de Lagos

A ETAR de Lagos situa-se no concelho de Lagos e foi dimensionada para servir no horizonte de projeto 138.000 habitantes equivalentes, correspondendo ao caudal médio diário de
41800 m3/dia. O sistema intercetor de Lagos tem cerca de 37 km e é constituído por um conjunto de 22 estações elevatórias.

A ETAR contempla na fase líquida as etapas de tratamento preliminar, primário, biológico por duas linhas em paralelo – uma de lamas ativadas e outra de leitos percoladores e desinfeção.

O tratamento preliminar consiste na remoção de areias e gorduras realizada por intermédio de dois desarenadores/desengorduradores. Após esta etapa, o efluente é encaminhado para o tratamento primário, que consiste na decantação primária.

 

 

O tratamento biológico contempla duas linhas de tratamento, estando prevista em projeto a seguinte repartição:

  • 40% do caudal seria encaminhado para a linha dos leitos percoladores e posteriormente para os decantadores secundários. As lamas biológicas juntamente com as lamas primárias seriam enviadas para a digestão anaeróbia.
  • 60% do caudal seria enviado para a vala de oxidação operada em regime de média carga, sendo posteriormente encaminhado para a decantação secundária.

Atualmente a linha dos leitos percoladores encontra-se inoperacional, estando a linha das lamas ativadas a receber todo o caudal afluente à ETAR.

 

 

O efluente, após tratamento biológico, é sujeito a desinfeção por ultravioletas (UV), estando a ETAR dotada de duas linhas independentes. O efluente tratado, que não é reutilizado internamente como água de serviço, é descarregado na Ribeira de Bensafrim.

 

 

A fase sólida inclui espessamento gravítico, digestão anaeróbia, armazenamento de lamas digeridas e desidratação por centrifugação.

 

 

Tendo em conta o enquadramento legal aplicável, os objetivos de qualidade do efluente tratado descarregado no meio recetor, consideram o cumprimento das eficiências de remoção fixadas na licença de descarga da ETAR:

  • CBO5 – 80%
  • CQO – 75%
  • Escherichia Coli – 2.000 NMP/100 ml

 

Localização Geográfica: