Março mês da Água | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Março mês da Água

 No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Água que se celebra no mês de Março, a Águas do Algarve, S.A. irá desenvolver um conjunto de iniciativas, sendo a Ação Portas Abertas, uma destas.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, e com número limitado de participantes.

Todas as visitas deverão ser confirmadas pela Águas do Algarve, S.A..

 

 

ODELOUCA - 22 de Março

 

A albufeira de Odelouca localiza-se numa área de importante património ecológico, em sítio da Rede Natura 2000, pelo que o empreendimento tem uma forte componente ambiental. 

 

A albufeira da Barragem de Odelouca tem como objetivo o fornecimento de água para abastecimento público à Região do Algarve, com elevados padrões de qualidade e garantia. É a principal origem de água do Algarve, em articulação com um conjunto de outras origens de água superficiais e subterrâneas, permitindo à Águas do Algarve efetuar uma gestão integrada dos recursos hídricos.

 

 

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA 

Alcantarilha 22 de Março 

 

Esta ETA trata água superficial proveniente da albufeira de Odelouca e água subterrânea proveniente das captações de Vale da Vila e de Benaciate. 

 

A sua capacidade máxima de produção é de 259.000 m3/dia, correspondente a um caudal de 3m3/s, equivalente a uma população de 620.000 habitantes, prevista para o ano de 2025. 

 

A água tratada nesta ETA destina-se à distribuição em alta aos concelhos de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Loulé (Oeste e Norte), Silves e Vila do Bispo, podendo se necessário, através da estação elevatória reversível, abastecer também os municípios de Faro, Olhão e Tavira.

 

 

ETA Tavira - 30 de Março

 

Esta ETA trata água superficial proveniente das albufeiras de Odeleite e Beliche. 

A sua capacidade máxima de produção é de 190.000 m3/dia. A população máxima servida atualmente é da ordem dos 460.000 habitantes, esperando-se que atinja os 530.000 habitantes no ano 2024.

 

A água tratada nesta estação destina-se à distribuição em alta aos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António, todos pertencentes ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água ao Algarve, podendo se necessário, através da estação elevatória reversível, abastecer também os municípios de Faro, Olhão e Tavira.

 

 

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA RESIDUAL

Albufeira Poente 10 de março 

 

A ETAR de Albufeira Poente iniciou o seu funcionamento em Agosto de 2009. Esta instalação contempla na fase líquida as etapas de tratamento preliminar, biológico, físico-químico e desinfeção, possuindo ainda uma etapa de filtração e desinfeção adicional para produção de água de serviço.  O efluente final é descarregado na Ribeira de Espiche, linha de água afluente da Lagoa dos Salgados. 

 

Em Abril de 2009, o Subsistema da Boavista foi certificado pela APCER, no âmbito da Qualidade, Ambiente e Segurança, respetivamente.

  

Almargem, Tavira 11 de março 

 

Esta ETAR está localizada junto à margem esquerda da Ribeira de Almargem (Tavira), ocupando uma área total de 2,1 ha, sendo o efluente tratado descarregado nesta Ribeira, já nas proximidades da zona lagunar da Ria Formosa. A instalação possui capacidade para tratar 12.200 m3/dia, correspondente a uma população máxima de 48.200 habitantes equivalentes, estimada para o ano horizonte de 2025. 

 

A ETAR está dotada de um sistema de filtração e de um sistema de desinfeção adicional por Ultra –Violetas, para produção de água com qualidade adequada à utilização como água de serviço, na rega de espaços verdes, lavagens e preparação de reagentes.