Estamos a recrutar Técnico/a Superior de Planeamento e Controlo de Gestão | Águas do Algarve

Estamos a recrutar Técnico/a Superior de Planeamento e Controlo de Gestão

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar 
Técnico/a Superior de Planeamento e Controlo de Gestão (M/F)

 

 

Missão: Assegurar a realização das atividades inerentes ao processo de Planeamento e Controlo de Gestão visando apoiar tecnicamente a formulação de estratégias e garantir a produção da informação relevante sobre o desempenho da empresa em todas as vertentes do negócio. Garantir a adequada informação e representação (quando solicitada) da empresa para o exterior, designadamente junto dos stakeholders.

 

Formação académica: Licenciatura em Gestão, Gestão de Empresas ou outras similares

 

 

Perfil técnico:

  • Experiência profissional em contexto empresarial, preferencialmente adquirida em atividades de Planeamento e Controlo de Gestão, Compras e Logística ou em áreas financeiras;
  • Conhecimentos de Contabilidade Financeira e de Gestão, Planeamento e Controlo de Gestão, Análise Financeira e Fiscalidade;
  • Noções de Direito Comercial;
  • Conhecimentos avançados e sólidos de MS Excel (Fator Eliminatório);
  • Conhecimentos das restantes ferramentas do MS Office, na ótica do utilizador;
  • Conhecimentos de SAP (preferencial);
  • Foco na melhoria contínua reconhecendo oportunidades face ao que existe;
  • Capacidade para contribuir, planear e implementar a estratégia organizacional, demonstrando orientação para os resultados;

 

Principais responsabilidades:

 

  • Planeamento

 

  1. Contribuir ativamente para a elaboração e controlo do Plano de Atividade e Orçamento da Empresa de forma a identificar e analisar desvios e contribuir para a tomada de decisão de gestão e cumprimento de objetivos
  2. Promover e gerir em articulação com as diversas unidades orgânicas da Empresa o Plano Anual de Compras identificando desvios e propondo eventuais soluções.
  3. Contribuir ativamente com a elaboração dos Projetos Tarifários quinquenais.

 

  • Controlo de Gestão

 

  1. Desenvolver e implementar instrumentos de controlo de gestão, através da criação de indicadores económico-financeiros e operacionais de forma a monitorizar o negócio e dar suporte a tomada de decisão de gestão.

 

  • Análise da Performance/Desempenho

 

  1. Em coordenação com as diversas áreas da Empresa definir os indicadores que permitem avaliar e monitorizar regularmente o desempenho da Empresa, de forma a produzir uma ferramenta de gestão fiável e contribuir assim para o seu bom desempenho.

 

  • Reporte

 

  1. Garantir a disponibilização atempada e fiável de toda a informação necessária da Empresa de forma a assegurar o cumprimento dos Deveres de Informação, nomeadamente:
  2. Produzir a informação necessária do ponto de vista do Controlo de Gestão para a permitir um correto acompanhamento da situação económico/financeira da Empresa;
  3. Assegurar o reporte para os acionistas e terceiros, incluindo a resposta a inquéritos estatísticos;
  4. Preparar a informação económico-financeira das Atividades Complementares e Acessórias para posterior reporte anual;
  5. Elaborar relatórios mensais para a gestão com informação do desempenho da atividade e indicadores chave do negócio;
  6. Elaborar o Relatório de Execução Trimestral;
  7. Participar ativamente na elaboração do Relatório e Contas e de Governo Societário;
  8. Gerir e acompanhar a regulação económica, incluindo o reporte de Contas ao regulador, designadamente as métricas;
  9. Elaborar reportes trimestrais de acompanhamento do Plano Anual de Compras.

 

  • Melhorias contínuas e melhores práticas

 

  1. Assegurar as melhores práticas e análise à aplicabilidade de novas tecnologias ou ferramentas de gestão, na busca pela eficiência, otimização da afetação de recursos e rentabilização na gestão da informação prestada.

 

  • Gestão Orçamental

 

  1. Plano de Negócio/EVEF, PAO’s, Planos de Investimentos e Planos Anuais de Compras – Assegurar a implementação do plano de atividade e o cumprimento do orçamento na empresa.
  2. Regulação (projeto Tarifário, Métricas ERSAR, Reporte de Contas Reguladas, relação com ERSAR, Concedente e AdP) – Reunir a informação necessária para resposta aos diversos pedidos formulados.

 

Outros requisitos:

 

  • Iniciativa e Proatividade;
  • Gestão eficaz de prioridades, alocação de recursos e capacidade de análise crítica;
  • Forte sentido de responsabilidade;
  • Boa organização;
  • Boas competências de comunicação e relacionamento interpessoal.
  • Carta de condução

 

 

Processo Seletivo:

 

Os/As candidatos/as selecionados/as serão contactados/as para realização de entrevista individual.

 

Local de Trabalho: Sede (Faro)

 

Oferta

 

Oportunidade de integração num grupo de referência com um projeto desafiante.

 

O enquadramento remuneratório na função está sujeito às disposições da Lei do Orçamento de Estado e outra legislação conexa aplicável às Empresas do Grupo AdP.

 

As pessoas interessadas deverão enviar a sua candidatura, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado até 26 de agosto de 2022, para o endereço de e-mail geral.ada@adp.pt com a referência: Técnico/a Superior de Planeamento e Controlo de Gestão (M/F) 08/2022 – Águas do Algarve, SA.