Calendário AGUARTE | Águas do Algarve

Calendário AGUARTE

 

Projeto Social de Educação Ambiental – Para uma relação consciente com a Água
Calendarização e resumo das sessões já realizadas

 

1• Sessões de reconexão à água pela voz e som

 

27 maio – 10h30 na Associação Recreativa e Cultural dos Músicos

Esta sessão iniciou-se com uma partilha teórica acerca dos símbolos e arquétipos relacionados com a água e sua origem. Houve uma partilha de cantos associados a rituais e práticas ligados à Água através de sonorizações e movimento. Finalizámos num momento de conexão sensorial com a Água e evocação de sons internos associados a esta conexão.

Esta sessão foi aberta ao público em geral, a duração foi de duas horas e a participação de 10 adultos. 

 

24 junho – 10h30 no Centro Hospitalar Universidade do Algarve                                                                                                     

Esta sessão iniciou com uma partilha acerca da relação das comunidades com a água, das alterações desta relação ao longo do tempo e acerca da relação e importância da água para cada participante. Posteriormente, realizámos exercícios de sonorização e movimento associados a cada um dos elementos (terra, fogo, ar e água).

Finalizámos num momento de conexão sensorial com a Água, através da evocação de sons internos, de partilha pessoal de cada canto e emoções associadas e de uma partilha ritual da água entre todos.

A população focal desta sessão foram todos os colaboradores do CHUA, teve a duração de duas horas e a participação de 8 colaboradores.

 

9 de setembro – 10h00 no Bairro da Lejana de Cima

Esta sessão teve início com uma sensibilização acerca da importância de um uso consciente da água e de uma troca de partilhas entre a comunidade cigana e não cigana acerca do valor da água e da relação com a mesma para cada comunidade. Seguidamente foram feitos exercícios de vocalização e de movimento e criadas dinâmicas de pertença e relação entre as duas comunidades, através de jogos sensoriais com a água com recurso ao toque, ao som e ao contacto visual.

A população focal desta sessão foi a comunidade cigana do bairro da Lejana de Cima, mas a sessão foi aberta à comunidade em geral. Teve a duração de duas horas e a participação de 5 mulheres, 3 jovens e 6 crianças, num total de 14 participantes.

 

3 de outubro – Associação Recreativa e Cultural dos Músicos em Faro às 18h30

 

 

2• Sessões de reconexão ao simbolismo da água através da Biodanza

 

8 de setembro – 19h00 na Associação Recreativa e Cultural dos Músicos

Iniciámos a sessão com um momento de partilha grupal acerca das diferentes formas de expressão do elemento água, associando-as ao simbolismo arquetípico da Água e ás diferentes abordagens mitológicas e divindades associadas. Seguiu-se um momento de exploração de categorias de movimento associadas pela biodanza à expressão da água como inspiração psicomotora, entre elas a sinuosidade, a fluidez, a cenestesia, a flexibilidade e a fusão. Explorámos também a auto perceção corporal e o contacto com a expressão interna a partir do movimento.

A população focal desta sessão foi a comunidade em geral. Teve a duração de duas horas e a participação de 20 adultos.

 

11 de outubro – 17h00 na Cruz Vermelha Portuguesa, aberto ao público em geral

 

17 de outubro – Associação Recreativa e Cultural dos Músicos em Faro às 18h30

 

3• Sensibilização Ambiental pelas Artes Expressivas

 

Nestas sessões sensibilizámos os alunos para a importância da capacidade de nos expressarmos e para as diversas formas de o fazer, sensibilizando para o respeito e uso eficiente da água, utilizando materiais alusivos e evocando ambientes aquáticos, explorando as diversas formas de expressão, libertando limitações criativas e potencializando fatores para uma expressão autêntica. No fim criámos momentos de partilha de sentimentos e vivências relacionados ao tema e à sessão.

 

10 maio – 10h10 na Escola Secundária Laura Ayres, turma de ensino regular, 9º A

Nesta sessão participaram 13 alunos e as técnicas utilizadas foram a colagem e recorte com tecidos e revistas.

 

24 maio – 16h55 na Escola Secundária Tomás Cabreira, turma do Curso de Educação e Formação de Informática

Nesta sessão participaram 12 alunos e utilizámos a colagem e a pintura com tintas guaches.

 

31 maio – 13h35 na Escola Secundária Laura Ayres, turma de ensino regular, 9º E

Nesta sessão participaram 16 alunos e utilizámos as técnicas de a pintura com tintas guaches, tintas aguarelas, pastel seco e pastel óleo.

 

31 maio – 9h00 na Pinheiro e Rosa, turma do Curso Profissional de Produção de Eventos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa

Nesta sessão participaram 10 alunos e as técnicas utilizadas foram a colagem e recorte com tecidos e revistas.

 

12 maio - 14h30 na Escola Secundaria Laura Ayres, turma do Curso Profissional Técnicos de Ação Educativa

Nesta sessão participaram 10 alunos e as técnicas utilizadas foram a pintura com tintas acrílicas com uma técnica de pintura com esfregonas em tela.

 

14 junho - 14h30 na Escola Secundaria Laura Ayres, turma do Curso Profissional Técnicos de Ação Educativa

 

24 e 25 de setembro – (entre as 10h00 e as 20h00) Presença do Aguarte no Faro Ativo, no stand da Cruz Vermelha Portuguesa, com exposição de trabalhos e espaço/atelier com exploração temática da Água

 

 

4• Sessões de Teatro

 

Neste Projeto, a Água, além de matéria prima essencial à vida humana, surge como elemento arquétipo ligado às emoções, conectando-se a tudo aquilo que nos torna humanos, as sensações, as emoções e a sua expressão artística

 

No dia 4 de outubro – Teatro Lethes – Faro

No dia 8 de outubro – Castro Marim 

No dia 20 de outubro – Auditório de Lagoa.