Seiva – Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Seiva – Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental

Os efeitos das alterações climáticas são uma das maiores preocupações atuais, a nível mundial. Muito embora existam pontos do globo onde estas se fazem sentir com maior intensidade e visibilidade, também em Portugal estas são já uma realidade que nos entra em casa todos os dias. Estas
situações vieram alavancar a responsabilidade do papel transformador da Educação Ambiental, que tem vindo a obter um reconhecimento cada vez maior, devido ao contexto nacional e internacional perante esta realidade. A SEIVA é um desses projetos, perante o qual a Águas do Algarve não poderia fiar indiferente.
 

A Águas do Algarve é parceira naquela que é a primeira edição da Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”.
 
Através da promoção de uma visita à Estação de Tratamento de Aguas Residuais de Albufeira Poente no dia 24 de Outubro, esta Semana muito especial, integra um conjunto diversificado de iniciativas que irão decorrer, em simultâneo, em vários concelhos da região.
 
A SEIVA é promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da ARH do Algarve, em parceria com várias entidades regionais e nacionais.
 
Das várias ações previstas para esta semana, destacam-se:
 
 
8 Seminários/ações de formação,
 
22 Atividades de voluntariado ambiental,
 
18 Atividades de educação ambiental em diversas escolas,
 
19 Visitas a infraestruturas e equipamentos de educação ambiental,
 
1 Filme “Right Juice”, de Kristjan Knigge, no âmbito da Mostra Internacional de Cinema FRONTEiRAS,
 
2 Sessões de CURTAS sobre Oceanos e ODS 2030,
 
6 Exposições sobre temáticas ambientais,
 
8º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água (ERVAA), subordinado ao tema “Cidadania e Desenvolvimento – Estratégias para as Comunidades Escolares”.
 
Informação sobre a inscrição neste Encontro e nos outros eventos da SEIVA encontra-se disponível no http://voluntariadoambientalagua.apambiente.pt/Site/FrontOffice/default.aspx do Voluntariado Ambiental para a Água.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser formalizadas até ao dia 18 de outubro de 2017.

 

A SEIVA, tem como destinatários principais as comunidades escolares,  em particular os docentes do ensino básico e secundário, técnicos da administração pública regional e local, empresas, organizações não-governamentais de ambiente e associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, entre outros.

 

Com esta iniciativa pretende-se mobilizar a população do Algarve para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, por forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade.