III Workshop do projeto Life SWSS - Smart Water Supply System e III Stakeholders Exchange Forum, 25 de outubro | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

III Workshop do projeto Life SWSS - Smart Water Supply System e III Stakeholders Exchange Forum, 25 de outubro

Realizou-se no dia 25 de Outubro, nas instalações da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve em Albufeira, o III Workshop do Projeto Life SWSS - Smart Water Supply System.

Presidido pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, neste Encontro, sobre o tema da “Eficiência Energética nos Sistemas de Água”, foram divulgados os desenvolvimentos mais recentes do Projeto e promovido o debate em torno da utilização da plataforma SWSS. 

O Workshop teve por tema “Gestão operacional de sistemas de abastecimento de água”, e no qual foram ser abordados os seguintes temas:

• A importância da modelação no apoio à gestão operacional

• Barreiras à adoção de medidas de eficiência energética em sistemas de abastecimento de água

• A avaliação das perdas de água em sistemas adutores

O projeto LIFE SWSS é um projeto de demonstração que visa aumentar a eficiência dos sistemas de abastecimento de água com recurso a uma plataforma inovadora (SWSS) de gestão e de apoio à tomada de decisão. A plataforma SWSS combina, em uma única plataforma, cinco módulos: (1) módulo preditivo, (2) módulo de simulação hidráulica, (3) módulo de avaliação, (4) módulo de fugas e (5) módulo de otimização, que se baseiam em desenvolvimentos anteriores de parceiros do consórcio e que serão integrados em uma única plataforma e validados em condições reais de operação dos sistemas de abastecimento de água.

A plataforma SWSS será implementada em três locais de demonstração à escala industrial, partes selecionadas dos sistemas de abastecimento de água da Águas do Algarve, EPAL/Oeste  e EPAL/Centro.

Recorde-se que a diminuição de 15% no consumo de energia e na emissão de CO2 associados à produção de água para abastecimento público é o objetivo do projeto SWSS - Smart Water Supply Systems no qual o Grupo AdP – Águas de Portugal participa no âmbito do programa comunitário LIFE.  

Metas da Águas do Algarve: 

  • Redução em 15% do consumo de energia, 0.75 Gwh;
  • Redução média das perdas de água no sistema de 1% para 0,8%