Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

ETA de Tavira foi a vencedora da edição de 2016 do prémio 0% Energia na categoria de “Abastecimento de Água”

Decorreu no passado dia 27 de Outubro, integrado nas Jornadas da Engenharia do Grupo Águas de Portugal, a iniciativa intitulada “Prémio 0% Energia – utilização eficiente da energia na gestão da nossa água”. Trata-se de uma ação dirigida ao universo das Empresas do Grupo com o objetivo de reconhecer as iniciativas e boas práticas que visem a melhoria da eficiência energética das infraestruturas do Grupo, num espírito de competição saudável entre empresas.

Na sua 2ª edição, foi distinguida uma infraestrutura da Águas do Algarve. Na categoria do abastecimento de água, a infraestrutura vencedora foi a ETA de Tavira no âmbito da construção da central fotovoltaica. Esta Central foi construída em 2015 e tem uma potência instalada de 431,2 kW, operando em regime de autoconsumo. Com esta infraestrutura, cujo investimento foi comparticipado a 65% pelo PO Algarve 21, a Águas do Algarve alcança uma poupança de 27% no consumo total de energia elétrica daquela ETA (correspondente a cerca de 300 MWh produzidos em 2015), o equivalente a 156 TEP/ano e 341  toneladas de CO2/ano, com um payback de 2,9 anos.

Ganhamos nós, e ganha o meio ambiente.