Águas do Algarve, de mãos dadas com o Projeto Água Jovem | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

Águas do Algarve, de mãos dadas com o Projeto Água Jovem

O projeto Água Jovem, tem sido ao longo dos últimos anos na região algarvia, um dos projetos educacionais que mais sucesso tem alcançado na nossa região, movimentado as escolas de todos os 16 municípios da região, com uma média de cerca de 500 participantes ano.

Na Águas do Algarve, acreditamos que este sucesso se deve, não apenas ao grande envolvimento e dedicação que é entregue ao Projeto pelas entidades promotoras do mesmo, mas acima de tudo pelas temáticas de elevado interesse que todos os anos são lançadas a discussão. O empenho dos Professores tem sido fenomenal, e a resposta dos alunos tem resultado em trabalhos de cariz de investigação de elevado valor. É de facto muito aliciante verificar a elevada adesão que existe ao projeto com o consequente aumento da consciencialização, não apenas dos alunos envolvidos, como também das suas famílias e amigos, para aqueles que são os problemas ambientais presentes e futuros.

Estes são apenas alguns dos motivos, que  nos permitem continuar com o Projeto Agua Jovem, que para este ano letivo, acabou de ser lançado, já sendo possível às escolas proceder à inscrição no mesmo. Este concurso, tem como objetivo sensibilizar os jovens do Algarve para o conhecimento e a preservação do património Água e é destinado a todos os jovens que frequentem o 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico do Algarve.

O Concurso Água Jovem 2017, é promovido pela Águas do Algarve, Agência Portuguesa do Ambiente IP (APA- ARH Algarve), e Mundo Aquático SA (Zoomarine). Este ano conta ainda com o apoio de outras entidades, como sejam o Grupo Hubel, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-Direção de Serviços Região Algarve (DGEstE- DS Algarve), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.- Departamento da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve (ICNF) e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

 

Os temas selecionados para este ano letivo são dois:

Tema I – O Turismo sustentável e a gestão da água no Algarve

Tema II – Lagoa dos Salgados

Como habitualmente acontece, todos os trabalhos terão apresentação pública no Fórum Água Jovem, que terá lugar no dia 22 de março 2017, Dia Mundial da Água.

 

Ver em anexo o Regulamento do Concurso